[Forum Estudante] O ensino de Enfermagem na ESS CVP Lisboa pelos olhos dos estudantes. A preparação de profissionais “versáteis” preparados para “diversos contextos clínicos”

ESS-CVP-Lx_29
Parcerias

[Forum Estudante] O ensino de Enfermagem na ESS CVP Lisboa pelos olhos dos estudantes. A preparação de profissionais “versáteis” preparados para “diversos contextos clínicos”

A FORUM esteve à conversa com dois alunos da Licenciatura em Enfermagem da ESS CVP Lisboa, que nos deram a conhecer um curso com história e a oportunidade que o mesmo lhes proporciona.

Os estudantes da Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa (ESS CVP Lisboa), são formados “para a prestação e gestão de cuidados de enfermagem de excelência à pessoa, ao longo do ciclo vital, à família, grupos e comunidade”. Esta é uma profissão “versátil” e que permite trabalhar em “diversos contextos clínicos”, podendo o estudante, mais tarde,  enveredar por áreas de especialidade como a Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Familiar, Enfermagem Médico Cirúrgica, Reabilitação, Saúde Infantil, Saúde Materna e Obstétrica, entre outras.

Na ESS CVP Lisboa, o estágio na Licenciatura em Enfermagem é uma componente que se inicia logo no 1º ano e que acompanha o estudante ao longo dos quatro anos de curso, tendo este a oportunidade de estagiar em todas as áreas, colaborar em rastreios e participar em ações de voluntariado. A participação nestas atividades e as aulas práticas, onde os alunos têm acesso a equipamentos inovadores como um centro de simulação e laboratórios de prática de Enfermagem altamente equipados, permitem que os estudantes desenvolvam competências essenciais para o seu futuro profissional e “garantem a formação de futuros profissionais com a melhor preparação clínica”.

“A ESS CVP Lisboa sempre foi uma opção para mim”, começa por dizer Ana Carolina Martins, de 22 anos. A aluna do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem conta que escolheu a Escola pelo reconhecimento “tanto a nível nacional como internacional”, pela sua ligação ao voluntariado, pelos valores e princípios da Cruz Vermelha e, por fim, pelo programa curricular.

Muito do que foi dito por Ana Carolina também se refletiu na escolha de Mateus Magalhães, também com 22 anos e aluno do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem. “A minha escolha deveu-se ao nome que a Escola tem internacionalmente, ao seu papel em missões humanitárias e também pelo que ouvi falar desta Instituição através de conhecidos”, partilha Mateus.

Leia o artigo completo aqui: https://bit.ly/3Lpz1Lu

Categorias