Simulacro de catástrofe desafia alunos da PG em Missões Humanitárias no momento final de avaliação

PG em Missões Humanitárias Catástrofes e Conflitos
Pós-Graduações

Simulacro de catástrofe desafia alunos da PG em Missões Humanitárias no momento final de avaliação

“Foi extremamente positivo vivenciar algo que irei levar para sempre na memória e saber que de alguma forma na vida me será verdadeiramente útil”

A Pós-Graduação em Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos prevê um exercícico final de simulação de catástrofe. O exercício contempla um último momento de avaliação e consiste no planeamento de uma missão, onde é possível tomar decisões ao nível estratégico em tempo real, bem como desempenhar papéis de líderes governamentais envolvidos na resolução de situações de crise em emergência e catástrofe.

Ana Paula Nunes, Coordenadora na Pós-Graduação, avança que “a simulação de um cenário de catástrofe, enquanto momento de avaliação, permite articular os conhecimentos teóricos apresentados ao longo do ano letivo, mas essencialmente, desenvolver competências e tomar decisões, num cenário de exceção com múltiplas vítimas”. “Com a criação de situações o mais aproximadas possível à realidade, os estudantes têm a possibilidade de treinar procedimentos, desenvolver o trabalho em equipa e aplicar processos de comunicação de alto desempenho”, refere ainda.

Segundo Sheila Carvalho, participante na Pós-Graduação, “o simulacro no âmbito desta PG foi fantástico, dinâmico e eficaz… conseguiu-se perceber que todos os presentes conseguiram emergir e trabalhar em equipa como se fosse uma situação realmente verdadeira. A sessão foi muito interessante, leva-nos a analisar a nossa maneira de pensar e agir perante as situações, sobre nós e dos que nos rodeiam e descobrir pontos onde podemos sempre melhorar. Foi extremamente positivo vivenciar algo que irei levar para sempre na memória e saber que de alguma forma na vida me será verdadeiramente útil.”

Categorias