Projeto Erasmus+ (KA220-HED) com a parceria da ESS CVP Lisboa selecionado para financiamento

uk-black-tech-ieAHQWOwAY8-unsplash
Erasmus

Projeto Erasmus+ (KA220-HED) com a parceria da ESS CVP Lisboa selecionado para financiamento

O projeto “The Metaverse as a clinical simulation tool for Higher Education in Health Sciences within the foot field”, coordenado pela Universidade de Málaga em parceria com a ESS CVP Lisboa, a Universidade de Malta, a Universidade de Múrcia e a Metropolia University (Helsínquia), foi selecionado para financiamento no âmbito da call KA220-HED – Cooperation Partnerships in Higher Education do programa Erasmus+.

O projeto pretende apostar na digitalização da aprendizagem através do desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas entre as quais se destacam a simulação e realidade virtual (RV). Durante o período de pandemia, teve de ser feita uma adaptação das metodologias pedagógicas ao digital, mas, no domínio da saúde do pé, o desafio tem sido bastante complexo devido à ausência de recursos didáticos deste tipo. A utilização da simulação e, mais especificamente, a sua adaptação à RV, é um passo adiante no ensino na área da Podologia e da prevenção e tratamento de complicações do membro inferior de uma forma geral.

Este projeto propõe-se a explorar a utilização de novas tecnologias na formação de estudantes na área da Podologia, mas a experiência alcançada no projeto pode ser exportada para outras áreas do conhecimento, para formar estudantes noutras áreas da saúde que lidam com o membro inferior.

Este projeto poderá gerar uma nova metodologia de ensino no domínio da Saúde podológica, que todos os parceiros poderão implementar nos seus currículos. Os sistemas de simulação e os projetos de atividades estarão num sistema aberto, de modo que qualquer instituição de Podologia ou relacionada com áreas clínicas que lidem com o membro inferior possam solicitar a sua utilização gratuitamente, o que facilitará e aumentará o seu impacto a médio e longo prazo.

Na ESS CVP Lisboa, o projeto conta com a participação dos docentes João Martiniano (enquanto elo de ligação), Matilde Monteiro-Soares, Leila Sales e João Magalhães e será uma aposta ganha no compromisso da Escola em investir no desenvolvimento de investigação em saúde, assim como na internacionalização.

Categorias