Pós-Graduação em Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas

Pós-Graduação

Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas

A formação dá resposta ao Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem Viabilidade Tecidular e Feridas.

Programa

A evolução da tecnologia associada à descoberta de novas evidências na prevenção e tratamento de feridas conduz a uma urgente e contínua atualização dos enfermeiros que estejam envolvidos na prestação de cuidados a pessoas em risco de desenvolver alteração da viabilidade tecidular e feridas.

Na área da saúde, a enfermagem é a profissão que tem como objetivo prestar cuidados ao ser humano, saudável ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenha, melhore e recupere a saúde, ajudando-o a atingir a sua máxima capacidade funcional, tão rapidamente quanto possível. Assim, a tomada de decisão do enfermeiro no âmbito da viabilidade tecidular e feridas, deve basear-se nas melhores evidências científicas, com o compromisso de otimizar recursos e obter os melhores resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem.

O exercício de Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas é determinante para assegurar o suporte efetivo e integral à pessoa com risco de alteração da viabilidade tecidular e/ou ferida e à família/cuidador, garantindo a qualidade e segurança da prática profissional. Visa responder ao processo de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital e família/cuidador, fruto da complexidade inerente à sua situação. O exercício profissional de Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas implica o domínio da disciplina, o conhecimento profundo da evidência científica e dos procedimentos técnicos complexos, por forma a garantir um acompanhamento integral e seguro, com intervenções efetivas e eficazes para a viabilidade tecidular, prevenção de feridas, processo de cicatrização, processos de adaptação, capacitação para a autonomia e gestão de sintomas e qualidade de vida da pessoa com risco de e/ou ferida.

O plano curricular desta Pós-graduação dá resposta ao disposto no Regulamento nº 1200/2023 da Ordem dos Enfermeiros, Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem Viabilidade Tecidular e Feridas.

Fatores que destacam o curso

Estágio integrado

Pós-Graduação acreditada pela Ordem dos Enfermeiros para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional e para acesso à atribuição de Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem em Viabilidade Tecidular e Feridas.

SELO-Actividade-Acreditada-ordem enfermeiros

Objetivos

Destinatários

Apoios

Formação abrangida pelo Protocolo Santander e ESS CVP Lisboa com condições especiais no acesso à Solução Formação Santander. 

 

santander_logo