MentHA DIGITAL contou com a participação da Área de Ensino de Enfermagem da ESS CVP Lisboa
2024-07-22 17:32MentHA DIGITAL contou com a participação da Área de Ensino de Enfermagem da ESS CVP Lisboa
MentHA DIGITAL contou com a participação da Área de Ensino de Enfermagem da ESS CVP Lisboa
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESS CVP Lisboa) colaborou novamente no projeto MentHA – Mental Health and Aging, uma iniciativa colaborativa e inovadora promovida pela Universidade Lusófona dedicada a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos adultos com patologia mental crónica e dos seus cuidadores, tanto formais como informais. Este projeto alinha-se com as políticas nacionais e com as orientações da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia direcionadas à saúde mental dos idosos.
Recentemente, o projeto evoluiu para o MentHA DIGITAL, desenvolvido por investigadores do Instituto de Serviço Social (ICS) e do Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação (DEISI) da Universidade Lusófona, em parceria com a Área de Ensino de Enfermagem da ESS CVP Lisboa e outras instituições de referência que prestam apoio a pessoas com doença ou deficiência mental. Entre estas instituições estão a CRINABEL, o GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa), a ADEB (Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares), a ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve) e a APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal).
A última edição desta nova vertente do projeto decorreu entre os dias 16 e 19 de abril e foi apoiada financeiramente pela Direção-Geral da Saúde, pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e pela Roche – Sistemas de Diagnósticos, resultou no desenvolvimento de soluções tecnologicamente avançadas na área da saúde e da transformação digital. No último ano, foi alcançado um marco significativo com a criação de uma nova aplicação informática para cálculo de risco cardiovascular e risco de diabetes por meio de equipamentos “point of care” (dispositivos/reagentes para medida do perfil lipídico e hemoglobina glicada).
Assista ao vídeo do projeto aqui:
Vídeo (Cobertura)
Carolina Cebanu e Catarina Castanheira
Vídeo (Edição)
Nelson Barradas