ESS CVP Lisboa estabelece parceria com o projeto MentHA

Programa MentHA Risk 1
Enfermagem

ESS CVP Lisboa estabelece parceria com o projeto MentHA

Nos dias 16 e 19 de abril, a Área de Ensino de Enfermagem da ESS CVP Lisboa marcou presença na instituição CRINABEL, em Lisboa, com as Professoras Graça Moraes Rocha, Inês Bento e Maria Pires, juntamente com as estudantes do 4º ano do curso de enfermagem Joana Arsénio e Maria Santos, para estabelecer um protocolo de parceria com o projeto MentHA – Mental Health and Ageing. Esta participação teve como objetivo realizar a avaliação de risco cardiovascular em pessoas com mais de 40 anos e com doença mental associada. 

O projeto MentHA – Mental Health and Ageing é uma iniciativa promovida pela Universidade Lusófona, resultando de uma colaboração entre investigadores do ICS (Instituto de Serviço Social) e do DEISI-COPELABS (Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação), sendo a Cruz Vermelha Portuguesa um dos parceiros oficiais deste projeto. 

Este programa conta com o apoio da (i) Direção- Geral da Saúde, da (ii) Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, da (iii) Roche Sistemas de Diagnósticos e da (iv) Cruz Vermelha Portuguesa que contribuíram, respectivamente: (i) para o financiamento do projeto global MentHA Digital – Mental Health and Ageing (ii) para o desenvolvimento de uma aplicação informática de cálculo de risco – MentHA Risk (integrada no programa MentHA Digital), (iii) na disponibilização de equipamentos “point of care” (dispositivos/reagentes) para medida do perfil lipídico e (iv) com recursos e pessoal qualificado para a avaliação de risco (ex. recolha de sangue capilar e medição da pressão arterial), nas diferentes instituições parceiras do projeto MentHA.

Este é um projeto inovador e colaborativo que visa a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de adultos mais velhos com patologia mental crónica e dos seus cuidadores formais e informais. A implementação deste projeto procura dar respostas às recomendações do Plano Nacional de Saúde Mental, bem como às principais orientações defendidas pela União Europeia e pela Organização Mundial de Saúde, no âmbito da saúde mental das pessoas mais velhas.

Mais informação sobre o projeto poderá ser consultada aqui.

Categorias