Enfermagem participa em ações de voluntariado no âmbito da Formação Cruz Vermelha

Formação Cruz Vermelha
Enfermagem

Enfermagem participa em ações de voluntariado no âmbito da Formação Cruz Vermelha

Foi no início de fevereiro que os alunos de 1º ano da Licenciatura em Enfermagem participaram em ações de voluntariado no âmbito da unidade curricular “Formação Cruz Vermelha”. Entre as iniciativas em que os alunos participaram, destacam-se a Teleassistência na sede da Cruz Vermelha Portuguesa e atividades com crianças e idosos na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do Estoril. As ações de voluntariado estenderam-se a outras instituições como o Banco Alimentar, a Ajuda de Mãe, a Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS) e a Social Generation.

“Promovemos cuidados, inspiramos esperança e conectamos corações”. É assim que Fátima Teixeira, aluna da Licenciatura em Enfermagem, define o propósito da Teleassistência.

Segundo Cristina Centeno, Professora do curso de Licenciatura em Enfermagem, “a experiência de atividades na comunidade na unidade curricular de Formação Cruz Vermelha proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas populações vulneráveis e, em simultâneo, desenvolve competências essenciais para a sua formação como pessoas. Além disso, o voluntariado, enquanto um dos princípios do Movimento Cruz Vermelha, promove valores fundamentais como a empatia, solidariedade e responsabilidade social, que são essenciais para uma prática de Enfermagem centrada no cuidado humano”.

A unidade curricular “Formação Cruz Vermelha” oferece aos estudantes de Licenciatura da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa a oportunidade de fazer a diferença na vida de quem mais precisa, cultivando um sentido de propósito e o compromisso com o bem-estar da comunidade. 

Categorias