Projeto +Saúde no Bairro implementa Clínica Académica para reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde

Projeto Clínica Académica
Clínica Académica

Projeto +Saúde no Bairro implementa Clínica Académica para reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde

+Saúde no Bairro, promovido pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, implementa Clínica Académica para reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde. Foi um dos projetos vencedores do concurso público Bairros Saudáveis, financiado pelo PRR. A missão do projeto passa por reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde especializados nos Bairros do Cabrinha e do Loureiro, bem como identificar e intervir em situações patológicas ou de risco, reduzir o isolamento social e promover a saúde mental.

O projeto procura responder de forma integrada a diversas necessidades levantadas ao longo do tempo pela ESSCVP-Lisboa, aquando do seu envolvimento, em contexto escolar, na comunidade dos Bairros do Cabrinha e Loureiro, territórios social e economicamente desfavorecidos, localizados na Avenida de Ceuta.

Como meta estrutural, +Saúde no Bairro prevê a criação de uma clínica académica onde serão prestados cuidados de saúde especializados a custo reduzido para a população sénior dos bairros, uma das estratégias fundamentais para a redução de desigualdades no acesso a cuidados de saúde. A clínica académica atuará ainda como agente de saúde pública na identificação e encaminhamento de situações de risco.

Tendo em conta a existência da predominância de agregados de 1 elemento, com um número crescente de isolados com mais de 65 anos, bem como os baixos níveis de escolaridade dos residentes, 33% da população sénior é analfabeta e praticamente 60% da população residente não tem mais do que o 1º ciclo do Ensino Básico, tornou-se claro que seria essencial investir na literacia em saúde.

Como tal, serão mobilizados recursos de apoio e sensibilização da comunidade, através da dinamização de ações integradas, como rastreios, workshops e intervenções de grupos com utentes. Os utentes serão capacitados para responder eficazmente a situações de saúde individual e/ou pública, aproximando a comunidade e promovendo a autonomia.

Todas as atividades serão dinamizadas com o apoio de estudantes e orientação de docentes da ESSCVP-Lisboa, promovendo o contacto entre utentes e voluntários. Um modelo intergeracional que assegura a prestação de cuidados, mas também a sensibilização, literacia e partilha de experiências, culminando na redução do isolamento social, potenciado pela pandemia por COVID-19, e na promoção de saúde física e mental.

+ Saúde no Bairro conta com o apoio de diversas instituições, são elas a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alcântara, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, o Projeto Alkantara, a Alzheimer Portugal, a Comissão de moradores do Bairro do Cabrinha e a Comissão de moradores do Bairro do Loureiro. 

Toda a informação sobre o projeto disponível aqui: https://jornal.bairrossaudaveis.gov.pt/projetos/00000361/index.htm

Categorias