Pós-Graduação em Supervisão Clínica para Enfermeiros

Pós-Graduação

Supervisão Clínica para Enfermeiros

A formação dá resposta à competência acrescida diferenciada em Supervisão Clínica.

Programa

O exercício de Enfermeiros em Supervisão Clínica é determinante para assegurar um suporte efetivo e integral na relação supervisiva, garantindo a qualidade no processo de acompanhamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, fundamentais para o cuidar da Pessoa.

A alínea a) do n.º 4 do artigo 9º. do REPE prevê que os Enfermeiros, de acordo com as suas qualificações profissionais “organizam, coordenam, executam, supervisam e avaliam as intervenções de enfermagem aos três níveis de prevenção”, ainda o nº 6 do artigo 9º do referido Diploma estatui que “os Enfermeiros contribuem no exercício da sua atividade na área da gestão, cuidados de enfermagem, nomeadamente: organização, coordenado, executando, supervisado e avaliando a formação dos Enfermeiros” (alínea a), do n.º 6 da mesma norma legal).

A Ordem dos Enfermeiros (OE) através do Regulamento n.º 366/2018: Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, publicado em DR, 2ª série-N.º 113 de 14 de junho de 2018 define:

  • O perfil do Enfermeiro com Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica que integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro de cuidados gerais, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício.
  • O perfil do Enfermeiro com Competências Acrescida Avançada em Supervisão Clínica integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro com competência acrescida diferenciada em Supervisão Clínica e as competências do Enfermeiro Especialista, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício. Assim, este Curso vai desenvolver-se tendo em conta as linhas orientadoras da OE abrangendo os seguintes domínios de competências:
  • Prática Profissional, Ética e legal.
  • Exercício da Supervisão Clínica.
  • Transição Socioprofissional Segura.

Fatores que destacam o curso

Estágio integrado;

Pós-Graduação acreditada pela Ordem dos Enfermeiros - com atribuição de 3,5 créditos de desenvolvimento profissional (CDP).

 

SELO-Actividade-Acreditada-ordem enfermeiros

Objetivo

Desenvolver competências e estratégias de intervenção no domínio da Supervisão Clínica de Estudantes e de Enfermeiros.

Destinatários

Enfermeiros

Apoios

Formação abrangida pelo Protocolo Santander e ESS CVP Lisboa com condições especiais no acesso à Solução Formação Santander.

 

santander_logo

Testemunhos

"Para mim, esta Pós-Graduação em Supervisão Clínica permitiu-me desenvolver competências de autoconhecimento e competências interpessoais na relação supervisora com o outro, seja ele estudante ou enfermeiro. A perícia e a experiência que os docentes desta Pós-graduação detêm também foi fundamental para o desenvolvimento das competências em Supervisão Clínica. Após a conclusão desta PG sinto-me mais capaz de auxiliar o outro e com maior qualidade no processo de supervisão."
Bruno Silva
Enfermeiro
"O enfermeiro é um agente de mudança que tem um papel fundamental na prestação de cuidados aos utentes e também na equipa que está inserido. A Pós-Graduação em Supervisão Clínica permitiu-me adquirir conhecimentos acerca das diferentes estratégias para otimizar a minha supervisão clínica e pedagógica. Adquiri competências avançadas que coloco em prática, intervindo como um elemento facilitador para os estudantes e profissionais com os quais trabalho."
Débora Almeida
Enfermeira