Pós-Graduação em Enfermagem Forense

Pós-Graduação

Enfermagem Forense

A formação dá resposta à Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem Forense.

Programa

Considerando que a violência, nas suas várias formas, faz parte da vivência humana e pode ser verificada mundialmente, torna-se assim um problema de saúde pública, pois afeta a vida das pessoas, com consequências permanentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como “o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.

Os enfermeiros dentro da equipa de saúde, são profissionais confrontados frequentemente com o cuidado à pessoa (ao longo de todo o ciclo de vida) sujeita a vários tipos de violência. Estas pessoas terão as suas necessidades humanas básicas afetadas, a dor e sofrimento estarão presentes, sendo transversais à pessoa e família. É esperado que os enfermeiros assegurem com excelência os cuidados necessários à pessoa, mas é também fundamental que estes cuidados não comprometam a investigação forense, sendo assim pertinente formação nesta área do conhecimento.

Esta formação específica objetiva a conjugação das ciências de enfermagem com as ciências forenses, de modo a cuidar da pessoa vítima de violência, avaliando as condições da ocorrência, identificando lesões, determinando com exatidão que evidências devem ser colhidas, preservadas e simultaneamente contribuir de forma efetiva para que a vítima tenha os seus direitos assegurados.

Esta formação é multidisciplinar, abrangendo áreas científicas como a enfermagem, ética e direito, genética, clínica, antropologia, toxicologia, patologia, psiquiatria e psicologia forenses, entre outras.

A pós-graduação em Enfermagem Forense promove o conhecimento científico e o desenvolvimento de competências para que o enfermeiro intervenha de forma capacitada frente a situações de vítimas de abusos e violências, assim como dos familiares, comunidades, vítimas de catástrofes e agressores.

Deste modo a formação apresentada vem dar resposta ao disposto no Regulamento nº 728/2021 da Ordem dos Enfermeiros – Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem Forense.

 

Fatores que destacam o curso

Pós-Graduação acreditada pela Ordem dos Enfermeiros - com atribuição de 3,5 créditos de desenvolvimento profissional (CDP).

SELO-Actividade-Acreditada-ordem enfermeiros

Objetivos

Dotar os enfermeiros de competências no âmbito da Enfermagem Forense e:

Destinatários

Apoios

Formação abrangida pelo Protocolo Santander e ESS CVP Lisboa com condições especiais no acesso à Solução Formação Santander. 

 

santander_logo

Testemunhos

"Como formanda da 1ª Pós-Graduação em Enfermagem Forense, só posso expressar a minha profunda satisfação com a qualidade do curso. A equipa docente é de um profissionalismo e excelência incomparáveis, sempre disponível para esclarecer dúvidas e incentivar o pensamento crítico. O curso é extremamente bem estruturado, facilitando a compreensão e adaptação dos conteúdos. As matérias são atuais e práticas, o que nos prepara de forma sólida para enfrentar os desafios desta área em constante evolução. Recomendo vivamente a todos os Enfermeiros que desejam expandir os seus conhecimentos em Enfermagem Forense."
Maria Ferreira
Enfermeira
"Uma Pós-Graduação bem conseguida que mostra o desafio desta competência de enfermagem, mas gratificante, que exige conhecimento médico, compreensão e empatia. Lecionada por uma equipa competente de várias áreas forenses, possibilitando uma visão de 360° do papel do enfermeiro forense, tanto em situações normais bem como em situações de conflito ou desastre natural."
Ilda Pina
Enfermeira
Download da brochura