Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Mestrado

Enfermagem Médico-Cirúrgica

Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

Programa

No âmbito da profissão de enfermagem e, pela sua complexidade de intervenção, está definida a necessidade de prestação de cuidados gerais e cuidados especializados. Estes últimos, encontram-se enquadrados na competência de intervenção de enfermeiro especialista de acordo com a Lei 156/2015 de 16 de setembro e com o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros artigo 40. Dentro das áreas de especialidade encontra-se a Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica dirigida para o cuidado à pessoa a vivenciar processos médicos e ou cirúrgicos decorrentes da doença aguda ou crónica


O enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica concebe, implementa e avalia planos de intervenção para responder às necessidades da pessoa e família alvo dos seus cuidados, com vista à: deteção precoce, estabilização, manutenção e recuperação perante situações que carecem de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica; prevenção de complicações e eventos adversos; promoção da saúde e prevenção da doença em diversos contextos de ação (Regulamento 429/2018, Diário da Republica II série n.º 135 de 16 de julho de 2018). 


Atendendo à necessidade de preparação de profissionais especializados, capazes de dar resposta adequada em situações adversas e de risco iminente de vida, como no contexto de urgência, emergência e catástrofe, a formação na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica torna-se altamente relevante. Este curso visa, assim, capacitar os enfermeiros para a prestação de cuidados de enfermagem especializados e altamente qualificados à pessoa com uma ou mais funções vitais em risco imediato ou falência orgânica, promovendo cuidados seguros, prevenindo complicações e limitando incapacidades.

Fatores que destacam o curso

Este mestrado oferece ao estudante o curso de Advanced Cardiac Life Support (ACLS), o International Trauma Life Support (ITLS) e o Fundamental Critical Care Support* (FCCS) acreditados, bem como a realização de um exercício no âmbito da Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ) nos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

*Formação lecionada pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Objetivos

Destinatários

santander_logo

Testemunhos

A escolha da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa foi fácil por já ter conhecimento do corpo docente bem como metodologia de ensino, por ter sido aluno da licenciatura. A metodologia utilizada nos contextos práticos, com a utilização dos laboratórios de simulação da Escola, ajuda muito a assimilar o que nos é ensinado nas aulas teóricas
Enfermeiro Pablo Macedo
(1.ª edição)
Como ex-aluno da Licenciatura nesta mesma instituição e sabendo a qualidade do ensino e formação aqui praticados, foi sem duvidar que decidi embarcar na aventura de realizar o mestrado na ESSCVP-Lisboa. E não podia estar mais satisfeito! Conteúdo interessante, atualizado e diferenciador; docentes qualificados e interessados nos discentes; recursos inovadores; experiências de aprendizagem fora do convencional. Recomendo a todos os interessados pela área da Enfermagem à pessoa em situação crítica realizar este Mestrado, com a certeza que será uma enorme mais-valia profissional e pessoal.
Enfermeiro Marco Teixeira
(1.ª edição)
Download da brochura