Patient Advocacy

Formação Avançada

Patient Advocacy

A figura do Patient Advocate torna-se vital na promoção e defesa dos direitos do doente e no modelo de cuidados centrados no doente.

Programa

Os atuais contextos dos sistemas de saúde revestem-se de elevada complexidade e desafios para os seus utilizadores. A multiplicidade de informações, circuitos e fragmentação da prestação de cuidados, em que os utentes navegam no sistema entre múltiplos prestadores de cuidados, geram riscos para os seus utilizadores que devem ser preparados e apoiados para uma melhor gestão destes processos e garantia da sua segurança. 


Neste sentido, o plano de ação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Segurança do Doente 2021-2030 e o Plano Nacional para a Segurança do Doentes 2021-2026 definem estratégias e metas para o envolvimento e capacitação do doente e famílias para a promoção de cuidados mais seguros, reforçando a importância dos representantes e defensores dos doentes. A figura do Patient Advocate torna-se assim vital no alinhamento da estratégia da OMS e assenta essencialmente na promoção e defesa dos direitos do doente e no modelo de cuidados centrados no doente. 


Patient Advocacy pode ser definida como uma forma de preocupação com a promoção e a proteção dos interesses dos doentes/famílias e dos utilizadores dos serviços de saúde, contribuindo para uma navegabilidade mais segura no sistema de saúde, promovendo a defesa dos seus direitos e a educação dos doentes para que possam tomar decisões mais esclarecidas e informadas em matéria de cuidados de saúde. 

Objetivo

Destinatários

Apoios

Testemunhos

"Uma formação bem organizada, com conteúdos bastante pertinentes, centrados nos utentes/cuidadores e na importância da sua participação ativa nos seus cuidados de saúde. Com um painel de preletores diversificado, eloquente, dinâmico e com grande conhecimento nesta área, o que foi facilitador para a compreensão deste vasto mundo que é a patient advocacy. Foram semanas bastante produtivas, onde a aprendizagem já se reflete na minha prática diária, contribuindo para a manutenção da segurança dos doentes."
Paula Correia
Enfermeira, participante da 1ª edição
"Num mundo em constante mudança e com um ritmo cada vez mais vertiginoso, os conceitos de segurança do doente e "Patient Advocacy" estão cada vez mais presentes e necessários no nosso léxico. Esta formação avançada, que juntou pessoas com profissões, experiências e "backgrounds" diferentes, foi um excelente exemplo de comunhão e partilha de conhecimento, experiências e, acima de tudo, preocupações. Orientados por excelentes profissionais, tivemos a oportunidade de iniciar um percurso e refletir acerca da importância da "Patient Advocacy" e partilhar as nossas inquietações assim como apreender conceitos, conhecimentos e competências necessárias para a defesa desta que será uma pedra angular na vida e na saúde de tanta gente. Esta formação foi um excelente exemplo de uma iniciativa de início daquele que será um longo percurso da Patient Advocacy em Portugal e integra, nela própria, o próprio conceito."
Joana Silva
Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, participante da 1.ª edição