Contributos para Supervisão Clínica em Enfermagem

Formação Avançada

Contributos para Supervisão Clínica em Enfermagem

Desenvolver características/funções do supervisor clínico e pedagógico.

Programa

Com o Processo de Bolonha, os Ensinos Clínicos (EC), passaram a ser orientados pelos profissionais da prática a quem sejam reconhecidas características para o fazer, indo ao encontro do que é definido no REPE quanto às responsabilidades dos enfermeiros.

Muitos dos estudos que têm sido desenvolvidos no âmbito da Supervisão Clínica, evidenciam a importância da parceria entre os orientadores da prática e os professores da escola. Assumem que os enfermeiros não se sentem preparados para desenvolverem o processo de Supervisão Clínica, uma vez que este constitui um processo complexo e importante para o desenvolvimento do estudante.

Considerando o contributo de Lee Shulmen (1987) referida por Sá Chaves (2000), é importante os formadores, neste caso os enfermeiros, terem em conta o conhecimento: dos conteúdos a desenvolver; dos estudantes e suas características; dos contextos; dos fins, objetivos e valores educacionais; da pedagogia, do currículo; de si próprios, sendo este o ponto de partida para o desenvolvimento desta formação.

Formação exclusiva

Curso exclusivo para Enfermeiros que exerçam funções em serviços que acolhem estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS CVP Lisboa 

Objetivo

Destinatários

Apoios