Contributos para Supervisão Clínica em Enfermagem

Formação Avançada

Contributos para Supervisão Clínica em Enfermagem

Desenvolver características/funções do supervisor clínico e pedagógico.

Programa

Com o Processo de Bolonha, os Ensinos Clínicos (EC), passaram a ser orientados pelos profissionais da prática a quem sejam reconhecidas características para o fazer, indo ao encontro do que é definido no REPE quanto às responsabilidades dos enfermeiros.

Muitos dos estudos que têm sido desenvolvidos no âmbito da Supervisão Clínica, evidenciam a importância da parceria entre os orientadores da prática e os professores da escola. Assumem que os enfermeiros não se sentem preparados para desenvolverem o processo de Supervisão Clínica, uma vez que este constitui um processo complexo e importante para o desenvolvimento do estudante.

Considerando o contributo de Lee Shulmen (1987) referida por Sá Chaves (2000), é importante os formadores, neste caso os enfermeiros, terem em conta o conhecimento: dos conteúdos a desenvolver; dos estudantes e suas características; dos contextos; dos fins, objetivos e valores educacionais; da pedagogia, do currículo; de si próprios, sendo este o ponto de partida para o desenvolvimento desta formação.

Formação exclusiva

Curso exclusivo para Enfermeiros que exerçam funções em serviços que acolhem estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS CVP Lisboa 

Objetivos

Destinatários

Apoios

Download da brochura