Estudantes de Fisioterapia da ESS CVP Lisboa aprofundam a reabilitação psicossocial em contexto real

20260112_160102(0)
Fisioterapia

Estudantes de Fisioterapia da ESS CVP Lisboa aprofundam a reabilitação psicossocial em contexto real

No âmbito da Unidade Curricular de Psicologia e Educação em Saúde, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Fisioterapia realizaram, no passado dia 12 de janeiro, uma visita de estudo à ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, contactando com as valências de Fórum Socio-Ocupacional e de Formação Profissional, situadas, respetivamente, em Alcântara (Quinta do Cabrinha) e no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos).

A visita foi acompanhada pelo Professor Doutor Rui Porta-Nova e contou com a colaboração das responsáveis da ARIA, Dr.as Catarina Malcata e Teresa Ribeiro, bem como das Eng.as Marisa Fernandes e Carla Silva. Integrada nos objetivos pedagógicos da unidade curricular, esta iniciativa centrou-se na temática da reabilitação psicossocial em saúde mental, permitindo uma aproximação concreta à realidade deste domínio de intervenção.

Ao longo da visita, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela ARIA ao longo de mais de três décadas na área da saúde mental, beneficiando de uma aprendizagem contextualizada e experiencial, complementar à formação teórica, e reforçando a compreensão do papel da reabilitação psicossocial na promoção da autonomia, inclusão social e qualidade de vida das pessoas acompanhadas.

Categorias