Dia Mundial da Diabetes: Como cuidar dos pés da pessoa com Diabetes
2024-11-14 14:28Dia Mundial da Diabetes: Como cuidar dos pés da pessoa com Diabetes
Artigo publicado na HealthNews
No Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) celebra-se o aniversário de Frederick Banting, um dos principais responsáveis pela descoberta da insulina. Esta descoberta mudou drasticamente o conhecimento e o prognóstico associado a esta patologia.
A Diabetes em Portugal afeta aproximadamente 15 em cada 100 adultos e está associada a várias complicações, como é o caso da retinopatia (que afeta os olhos), nefropatia (que afeta os rins) e a doença cerebrovascular (que aumenta o risco de enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral). No entanto, estas complicações podem ser evitadas através de um diagnóstico precoce e um bom controlo glicémico, assim como dos fatores de risco.
A nível do membro inferior, a Diabetes aumenta principalmente o risco de doença arterial periférica, neuropatia, deformidades, infeções, úlceras e amputações podológicas (isto é, nos pés). A doença arterial periférica define alterações nos vasos sanguíneos que são responsáveis por uma circulação adequada e, consequentemente, pela nutrição e oxigenação dos tecidos. A neuropatia define alterações a nível do sistema nervoso que regula a sensibilidade, a sudação e a atividade muscular.
Estima-se que cerca de 25% das pessoas com Diabetes irão ter pelo menos uma úlcera a nível do pé. No entanto, é importante olhar pelo lado positivo! Esta estatística indica também que cerca de 75% viverão livres de úlceras. Adicionalmente, as úlceras e as amputações podem ser prevenidas. Como? É o que será explicado de seguida.
O primeiro passo é garantir que a pessoa com Diabetes é rastreada e é identificado o seu nível de risco de desenvolver úlceras. Por exemplo, pessoas que não tenham neuropatia nem doença arterial periférica apresentam um risco semelhante à população em geral de desenvolver uma lesão a nível do pé. No entanto, a partir do momento em que seja diagnosticada neuropatia (principalmente alteração da sensibilidade) e/ou doença arterial periférica o risco aumenta e cuidados preventivos por parte da pessoa com Diabetes e uma vigilância mais apertada pela equipa de Saúde são necessários. É a partir deste momento que dizemos que uma pessoa tem “Pé Diabético”.
Ler o artigo completo aqui: https://healthnews.pt/2024/11/14/dia-mundial-da-diabetes-como-cuidar-dos-pes-da-pessoa-com-diabetes/