Alunos do 1º ano de Fisioterapia visitam o Centro de Atendimento de Doentes Urgentes do INEM
2024-05-28 17:25Alunos do 1º ano de Fisioterapia visitam o Centro de Atendimento de Doentes Urgentes do INEM
Alunos do 1º ano de Fisioterapia visitam o Centro de Atendimento de Doentes Urgentes do INEM
Os alunos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem realizaram uma série de visitas ao Centro de Atendimento de Doentes Urgentes, localizado na sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Lisboa, no âmbito da Unidade Curricular Educação Clínica I. As visitas, que aconteceram durante os meses de abril e maio, proporcionaram uma experiência educativa abrangente e prática sobre o funcionamento dos serviços de emergência médica pré-hospitalar em Portugal.
Durante as visitas, os alunos foram inicialmente recebidos numa apresentação em sala, onde lhes foram explicados os objetivos e o funcionamento do INEM, sendo que esta apresentação incluiu uma visão detalhada sobre os diversos serviços e meios disponíveis, tais como:
- Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)
- Centro de Orientação de Doentes Urgentes Marítimos (CODU-MAR)
- Centro de Informação Antivenenos (CIAV)
- Sub-Sistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto-Risco
- Sub-Sistema de Transporte Pediátrico
- Motas de Emergência
- Ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV)
- Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV)
- Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER)
- Helicópteros de Emergência
Além disso, foi introduzido o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), destacando as entidades que colaboram neste sistema, como os Bombeiros, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Cruz Vermelha Portuguesa e as Unidades de Saúde locais. Os alunos aprenderam, ainda, sobre a forma correta de ativar os serviços de emergência médica, ligando para o 112 e fornecendo as informações necessárias.
Após a apresentação, os alunos visitaram o CODU, onde puderam observar a organização e funcionamento da central, com uma explicação detalhada sobre as três áreas principais: triagem, médico regulador e acionamento. A visita culminou com uma demonstração de uma ambulância e de uma VMER do INEM. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto os equipamentos e materiais utilizados nas intervenções de emergência.
Estas visitas são uma componente essencial da formação dos futuros profissionais de saúde, proporcionando-lhes uma compreensão prática e realista do funcionamento dos serviços de emergência médica e da importância da coordenação interdisciplinar para a eficácia no atendimento pré-hospitalar.