Sabia que algumas das complicações mais comuns da Diabetes são problemas nos pés?

 

O Dia Mundial dos Diabetes é assinalado anualmente a 14 de novembro. Como prevenir complicações que afetem a saúde do seu pé?

 

Sabia que uma das complicações mais comuns da diabetes são os problemas nos pés? Que uma em cada quatro pessoas com diabetes (e perda de sensibilidade protetora do pé) irá desenvolver uma úlcera durante a sua vida? Quando uma úlcera ocorre, poderá levar a uma amputação?

 

A diabetes é uma doença sistémica complexa que se caracteriza por um aumento prolongado da glicose no sangue. A glicose é a nossa principal fonte de energia e provêm dos alimentos ingeridos. Por sua vez, a insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas que tem como função a degradação da glicose e permitir que esta seja absorvida pelas células e possa ser usada como energia.

 

Por vezes, o nosso corpo não produz insulina de forma adequada, levando a que a glicose permaneça em níveis elevados no sangue sem chegar às células. A diabetes pode assim, levar ao desenvolvimento de diversas complicações, a nível macro e microvascular, afetando diversos órgãos-alvo.

 

Uma úlcera demora em média 2 a 3 meses a cicatrizar, sendo que 20% culmina em amputação.

 

A nível do membro inferior, a presença de alterações biomecânicas, neuropatia e/ou doença arterial periférica aumentam o risco de ulceração que poderá levar a amputação do membro. Uma úlcera demora em média 2 a 3 meses a cicatrizar, sendo que 20% culmina em amputação. Um ano após a sua cicatrização, aproximadamente um terço recidivará.  A taxa de mortalidade aos 5 anos após uma amputação é de cerca de 50%. 

 

Por tudo isto, as lesões de Pé Diabético são tidas, quer pelos pacientes quer pelos profissionais de Saúde, como uma das complicações mais temidas. Focar na prevenção é crucial para se impedir esta cascata catastrófica.

 

Estima-se que 85% das úlceras poderão ser evitadas através de cuidados adequados.

 

Os podologistas tem um papel único nesta missão de identificação de pé de risco, na prevenção, tratamento e compensação de alterações dérmicas e biomecânicas, e no aconselhamento dos cuidados a ter com os pés. Quer de forma isolada, no âmbito das clínicas privadas, como integrados nas equipas multidisciplinares existentes, a nível privado ou público, os podologistas têm uma perspetiva única e uma função relevante a desempenhar.

 


Para evitar problemas graves nos pés que podem resultar na perda de um dedo do pé, pé ou até mesmo da perna, a Direção da Área de Podologia da ESSCVP-Lisboa aconselha que siga as seguintes diretrizes:

 

  • Inspecione os seus pés diariamente. Verifique se há cortes, bolhas ou problemas nas unhas. Use um espelho de mão para observar a parte inferior dos pés.
  • Lave os pés em água morna, testando a temperatura da água com o cotovelo.
  • Mantenha os pés limpos lavando-os diariamente. A temperatura da água deve ser equivalente à que usaria num bebé recém-nascido.
  • Seja delicado a lavar os pés. Lave-os com uma esponja e seque cuidadosamente entre os dedos. Não os coloque em água por períodos prolongados.
  • Hidrate os pés diariamente, mas não entre os dedos dos pés. Se possível, use um hidratante específico para o Pé Diabético.
  • Corte as unhas com cuidado - e de frente. Além disso, não corte os cantos, apenas poderá arredondá-los com uma lima. Não corte as unhas demasiadamente curtas, pois isso pode levar a unhas encravadas.
  • Nunca corte calos ou calosidades. Não realize nenhuma "cirurgia na casa de banho", deixe o seu Podologista fazer o trabalho.
  •  Use meias limpas e secas. Troque-os diariamente. Evite elásticos apertadas (estes reduzem a circulação) e costuras.
  • Use sempre calçado fechado adequado, dentro e fora de casa.

 

Autores

Prof. Doutora Matilde Monteiro Soares
Prof. Doutor João Martiniano

ESSCVP Notícia