PT
ENPT
EN
A Inês Pereira é voluntária na Juventude Cruz Vermelha “há cerca de 2 anos” e inicia agora a sua jornada no Ensino Superior, no Curso de Licenciatura em Enfermagem. Vencedora da última edição da Bolsa de Estudos da Juventude Cruz Vermelha (JCVP), em parceria com a ESSCVP-Lisboa, a Inês revela sentir-se realizada e com expetativas “bastante positivas” para os 4 anos que se seguem.
Escolhi este curso [Curso de Licenciatura em Enfermagem] pois não me imagino a fazer algo como profissão que não inclua ajudar o próximo. Aproximei me muito da Área de Saúde assim que entrei na Cruz Vermelha, assim que vi o trabalho incrível que as equipas de emergência fazem todos os dias. Percebi que me queria tornar uma pessoa como eles, uma pessoa que pensa primeiros nos outros e o seu principal objetivo é ajudar quem mais precisa.
Sou voluntária na Juventude da Cruz Vermelha há cerca de 2 anos, entrei em setembro de 2018 como uma pessoa muito tímida e hoje sei que me tornei uma pessoa diferente, para além de ter feito novas amizades e novas experiências, desenvolvi muito as minhas capacidades interpessoais, como por exemplo: a comunicação, a minha autonomia, independência e resiliência.
Desde que decidi ir para a faculdade, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa foi sempre o meu objetivo. Um dos motivos foi o facto da ESSCVP ter uma componente muita prática, o que acho que facilita imenso a nossa aprendizagem. Visto pertencer à Juventude da Cruz Vermelha há 2 anos senti sempre uma grande conexão com os princípios da Cruz Vermelha e ter a oportunidade de estudar numa instituição que se rege pelos mesmo princípios era tudo o que eu poderia pedir!
A Inês avança ainda que profissionalmente, com "este percurso académico tão prático e com a experiência que os diversos ensinos clínicos me vão dar, vou ter todas as bases necessárias para o meu sucesso na área."
A existência da Bolsa de Estudos é muito importante, para além de promover a continuação dos estudos por parte dos estudantes, é algo que pode vir a mudar a vida de um estudante. Falando no meu caso, provavelmente sem esta Bolsa de Estudos não poderia estar a estudar agora, nesta faculdade que tanto desejava. É sem dúvida uma excelente oportunidade e um fator de motivação para os jovens porque estudar numa instituição que já vemos como a nossa segunda casa torna as coisas muito melhores.
As minhas expetativas para estes quatro anos são bastante positivas, apesar de nos encontrarmos perante uma situação complicada, espero aproveitar o máximo das aulas, sejam presenciais ou online e claro, aproveitar o máximo da vida académica.
Espero também ganhar o máximo de experiência nesta faculdade, devido à grande componente prática que a ESSCVP nos proporciona e consequentemente tornar-me uma excelente profissional de saúde.
A Inês termina agradecendo a todos os voluntários Cruz Vermelha, "esta pequena palavra permite-nos, a nós voluntários, saber que fizemos a diferença na vida daquela pessoa e que a nossa acção melhorou de alguma forma a sua vida. Acho que a única mensagem que me ocorre é simplesmente agradecer. Obrigada a todos pelo trabalho e dedicação."