PT
ENPT
EN
A professora Leila Sales, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem, marcou presença, esta manhã, na emissão especial do Canal TVI "Todos por Todos", juntamente com o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George. Um momento especial em que partilhou a sua experiência de voluntária no combate à pandemia.
Leila Sales é voluntária da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e está na linha da frente nas respostas de prevenção e controlo da Pandemia desde o primeiro dia. No dia em que a CVP abriu o seu primeiro Posto Fixo para testes à COVID-19 (a inovação da triagem smart), já Leila andava há semanas a apoiar a montagem do Posto.
Ainda estávamos longe de saber que a COVID-19 viria para ficar e tornar-se-ia uma dos maiores desafios do sec. XXI. Leila é professora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa e faz questão de incutir aos seus alunos, envolvê-los até, no espírito de solidariedade, altruísmo e humanidade. Aliás, é assim que revê o seu papel na sociedade e os colegas corroboram essa característica.
A gestão familiar, numa agenda que tem espaço para todos os nomes das pessoas com quem se cruza e que ajuda, é curiosamente e ao contrário do previsto, tranquila, porque considera ser possível fazer tudo, sendo apaixonada por cada parte do seu dia. Hoje, podemos encontrar a Leila a lecionar Enfermagem e altruísmo, a realizar testes no Posto fixo da CVP em Lisboa nas horas extra, a apoiar a coordenação das equipas no âmbito das respostas à Pandemia, a estudar no âmbito dos cursos e formações que constantemente integra, por considerar ser importante para si e para os outros, e nas restantes horas extra, a ser mãe, esposa, filha, tia, amiga, colega.
O combate à COVID-19 é assegurado por diversos voluntários e conta com a colaboração de docentes e alunos da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa, integrando diversas Áreas de Ensino, desde Enfermagem, passando por Fisioterapia e Osteopatia.