PT
ENPT
EN
A Clínica Académica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa está atualmente em processo de implementação e tem como objetivo acolher uma clínica de apoio comunitário que servirá simultaneamente de centro de estágios, com consultas a um valor de baixo custo para a população em geral. No entanto, numa primeira fase do projeto, encontra-se já operacional a prestação de serviços de Podologia à comunidade.
Segundo João Martiniano, Diretor da Área de Ensino de Podologia, "nesta primeira fase de implementação do projecto, iniciada em abril do corrente ano, foi possível iniciar a actividade clínica com paciente para os estágios da área da Podologia, vindo assim complementar os estágios já existentes, mas que estavam a ser realizados em Clínicas parceiras. Assim, os alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Podologia tiveram oportunidade de, nestes primeiros 3 meses de actividade, atender cerca de 120 pacientes".
A Clínica Académica trás uma vantagem muito significativa no processo de ensino, "nomeadamente na transferência dos conhecimentos teóricos para a prática clínica. A Clínica permite que, num ambiente controlado e sempre com a presença do corpo docente da Escola, o estudante possa, numa primeira fase, observar os contextos clínico e as suas dinâmicas, para que numa segunda fase já possa ter alguma intervenção controlada em actos exploratórios e assim evoluir para as fases seguintes de raciocínio clínico associando os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos", continua.
Esta evolução permite que os alunos possam ganhar habilidades em vários domínios e que por fim possam, sempre de uma forma consciente, receber um paciente, conduzir uma entrevista clínica para recolha da informação necessária, formular um diagnóstico e efectuar de forma autónoma os tratamentos mais adequados e sempre de acordo com a melhor evidência ciêntifica.
João Martiniano termina reforçando que "nesta dinâmica de actuação também foi possivel gerar sinergias com outras estruturas já exisitentes, como o exemplo do CrossLab, um laboratório de investigação em saúde que permite análise dos apoios plantares, assim como o estudo de parametros biomecânicos associados à marcha. Assim, predende-se que a Clínica possa não só ser um polo importante de estágio dos alunos, como também fomentar a investigação e a interdisciplinaridade entre as várias áreas do saber, como também servir a comunidade, especialmente a que rodeia a ESSCVP-Lisboa".