Núcleo de Voluntariado dinamiza projeto Cuida + e combate isolamento social

 

Cuida + é o novo projeto da Cruz Vermelha Portuguesa, dinamizado em colaboração com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa e integrado no projeto de “Teleassistência – Tecnologia de Apoio à Distância”. O objetivo passa por acompanhar pessoas idosas, referenciadas como vulneráveis do ponto de vista da solidão, através de visitas sociais presenciais dinamizadas por estudantes.

 

A Teleassistência da CVP tem vindo a sinalizar utentes que, apesar de serem autónomos nas suas atividades diárias (com algumas limitações), são vítimas do isolamento social. Criou-se assim uma sinergia entre a necessidade identificada pela Teleassistência e o Núcleo de Voluntariado da ESSCVP-Lisboa que, por sua vez, é dinamizado por estudantes dos vários Cursos de Licenciatura. 

 

Segundo Teresa Silveira, Vice-Presidente do Conselho de Direção, “sendo o voluntariado um dos princípios basilares da atividade da Escola, fez-nos todo o sentido aceitarmos o projeto que a Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa propôs”.

 

“Tendo como entidade instituidora a Cruz Vermelha Portuguesa, um dos aspetos que integramos em todos os planos de estudo dos nossos cursos são os 7 princípios fundamentais da Instituição (Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade). Digamos que estes prinípios se refletem na nossa atividade científico-pedagógica e é incutida nos nossos estudantes, futuros profissionais de saúde”.

 

A Pandemia veio evidenciar uma realidade há muito existente: as milhares de pessoas que se encontram isoladas, por razões geográficas, de Saúde e, muitas delas, por descrédito da família. A Cruz Vermelha Portuguesa tem projetos neste âmbito desde há muito e as muitas dezenas de voluntários que integram estas repostas mantiveram as suas ações durante a Pandemia. As metodologias foram adaptadas ao contexto, conscientes de que, para muitas destas pessoas, são o seu único contato diário.

ESSCVP Notícia