PT
ENPT
EN
A Universidade de Stanford divulgou, no final de 2020, a lista dos cientistas mais citados a nível mundial, no topo 2% de diversas áreas científicas. Marta Aires de Sousa, atual Presidente do Conselho de Direção da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa e Investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, consta na lista dos 384 investigadores portugueses mais citados.
O artigo publicado pela Universidade de Stanford e coordenado por John Ioannidis, professor na respetiva instituição, identifica investigadores de topo em diversas disciplinas a nível mundial e abrange mais de 100,000 investigadores de 149 países, em 22 áreas científicas e 176 disciplinas. Marta Aires de Sousa distingue-se na área da Microbiologia.
O ranking elaborado por John Ioannidis reflete o impacto alcançado pelos investigadores ao longo da carreira, desde meados da década de 1990 até o ano de 2019, e teve como suporte a Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas científicas.
Segundo Marta Aires de Sousa “A publicação é a essência da investigação científica pois não há avanço sem a partilha do conhecimento.”
Marta Aires de Sousa concluiu a Licenciatura em Química Aplicada – Ramo Biotecnologia em 1994 pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Doutoramento em Biologia em julho de 2003 pela Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Tecnologia Química e Biológica.
Durante o seu percurso na ESSCVP-Lisboa desempenhou as funções de Diretora da Área de Ensino de Cardiopneumologia, bem como Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico, Coordenadora do Gabinete de Investigação e Presidente da Comissão de Avaliação do Pessoal Docente e é a editora da revista Salutis Scientia – Revista de Ciências da Saúde da ESSCVP.
É Investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, tendo participado em vários projetos de investigação e publicado 79 artigos em revistas internacionais especializadas.