PT
ENPT
EN
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa conta com um novo espaço de investigação no novo Laboratório de Biologia Molecular da Cruz Vermelha Portuguesa, inaugurado no dia 15 de setembro de 2021, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A estrutura criada com fundos da União Europeia, através da Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar (DG Santé), conta ainda com o apoio da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e, para além de dar resposta ao diagnóstico da COVID-19, pretende-se que seja também um núcleo para o desenvolvimento de investigação científica na área da biologia molecular e microbiologia.
Estrategicamente localizado junto do posto fixo de mass testing da CVP em Lisboa, no Lumiar, munido de equipamento de última geração, conta com uma capacidade máxima de processamento de 1200 amostras diárias através da metodologia RT-PCR, reforçando a capacidade de diagnóstico da COVID-19. Permite ainda melhorar a capacidade de diagnóstico do país para intervenção direta em surtos ou rastreio em articulação com as Autoridades de Saúde.