Já conheces o Regime Livre de acesso a Licenciaturas?

 

Não reúnes as condições exigidas para ingressar no Ensino Superior, mas não queres perder a oportunidade de iniciar a tua vida académica? Poderás inscrever-te em Unidades Curriculares do Cursos de Licenciatura através do Regime Livre (Decreto lei nº 107/2008 de 25 de junho).

 

Através da inscrição no Regime Livre, terás a possibilidade de completar um máximo de 60 créditos/ECTS durante o ano de letivo a que estás inscrito, equivalente aos ECTS de um ano completo de licenciatura. O Regime Livre funciona como um “ano zero”, em que poderás concluir as unidades curriculares do 1º ano da Licenciatura como “aluno externo”. As vagas disponíveis através do Regime Livre são limitadas e a seriação é realizada pela ordem de inscrição.

 

No ano seguinte, para dar seguimento à Licenciatura, poderás submeter a candidatura para ingressar no ensino superior através de um dos vários concursos de acesso (podes consultar os vários concursos aqui). Se a candidatura for bem sucedida (condições de acesso e seriação), poderás matricular-te como aluno interno com equivalência dos 60 ECTS completados, ou seja, o 1º ano da Licenciatura. Conclusão: ingressas automaticamente no 2º ano do Curso de Licenciatura.

ESSCVP Notícia