Fase de candidaturas à Bolsa de Estudos JCV termina dia 17 de julho

 

Todos os anos, a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa (JCVP) e a ESSCVP-Lisboa unem forças para oferecer uma Bolsa de Estudos a um/a voluntário/a ativo/a da JCVP prestes a ingressar no 1º ano de Licenciatura da ESSCVP-Lisboa. Uma iniciativa que pretende valorizar o voluntariado na Juventude Cruz Vermelha e a participação na comunidade, respeitando e promovendo aqueles que são os valores e princípios da Cruz Vermelha Portuguesa. 

 

A Bolsa de Estudos JCVP “tem como objetivo financiar os estudos na ESSCVP-Lisboa de um voluntário da JCV durante o tempo correspondente normal do curso, acrescido de um ano letivo”. Já o estudante bolseiro deverá manter uma atividade relevante no âmbito da JCV.

 

Luís Saldanha, Coordenador Nacional da Juventude da Cruz Vermelha, refere que “o protocolo entrou em vigor a 23 de abril de 2018, sendo este o 3º ano consecutivo que lançamos candidaturas. Surgiu como contrapartida pela ação reconhecidamente meritória do voluntariado na Juventude Cruz Vermelha (JCV), tendo por objetivo financiar inteiramente os estudos de um/a voluntário/a com atividade relevante na JCV”.

 

A Juventude Cruz Vermelha é o departamento juvenil da Cruz Vermelha Portuguesa. “Guiados pelos Princípios Fundamentais da instituição, desenvolvemos o nosso trabalho com base no voluntariado e com o objetivo principal de promover a resiliência das crianças e jovens nas comunidades locais.” Atualmente são já mais de 2.000 voluntários jovens a trabalhar em mais de 90 locais, com mais de 250 projetos no terreno e cerca de 50.000 beneficiários diretos por ano.

 

Como submeter Candidatura à Bolsa de Estudos?

 

A fase de candidaturas à Bolsa de Estudos JCVP estão aberta até sexta-feira, dia 17 de julho, pelas 23:59. A candidatura deverá ser acompanhada dos documentos necessários à sua oficialização e submetida para juventude@cruzvermelha.org.pt.

 

Documentos necessários:

 

- Formulário de Candidatura  

- Declaração de IRS do candidato/a ou agregado familiar de 2019

- Comprovativo da duração de voluntariado na CVP (exemplo: cópia da Ficha de inscrição de voluntário/a)

- Carta de Motivação

- Comprovativo de frequência de Formação Institucional (exemplo: certificado ou registo de presença)

- Curriculum Vitae Cruz Vermelha

 

Critérios de Seriação para a atribuição da Bolsa de Estudos

 

A metodologia de seriação para atribuição da Bolsa de Estudos a voluntários da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa na ESSCVP-Lisboa é constituída por 7 critérios, cotados (no total) numa escala de 0 a 200 pontos.

 

Os critérios são os seguintes: Componente Socioeconómica, Componente Académica, Componente Voluntariado, Componente Participação, Componente Formativa, Componente Institucional e Componente Complementar.

 

Acede aqui para ficares a conhecer o Protoloco de Colaboração 

Sabe mais sobre a Juventude Cruz Vermelha 

 

 

ESSCVP Notícia