Exercício de simulação da Pós-Graduação em Missões Humanitárias foi um dos momentos finais de avaliação

 

No passado sábado, dia 22 de janeiro, foi realizado o exercício de simulação da Pós-Graduação em Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

 

Ana Paula Nunes, Coordenadora na Pós-Graduação, avança que “a simulação de um cenário de catástrofe, enquanto momento de avaliação, permite articular os conhecimentos teóricos apresentados ao longo do ano letivo, mas essencialmente, desenvolver competências e tomar decisões, num cenário de exceção com múltiplas vítimas”.

 

“Com a criação de situações o mais aproximadas possível à realidade, os estudantes têm a possibilidade de treinar procedimentos, desenvolver o trabalho em equipa e aplicar processos de comunicação de alto desempenho”, refere ainda.

 

No domingo, dia 23 de janeiro, foi realizado o último momento de avaliação, “o planeamento de uma missão, onde foi possível tomar decisões ao nível estratégico em tempo real, assim como, desempenhar papéis de líderes governamentais envolvidos na resolução de situações de crise em emergência e catástrofe”.

 

A realização do simulacro contou ainda com o apoio do INEM, com a colaboração de uma equipa de tripulação de uma ambulância, bem como de uma tripulação de duas ambulâncias das Delegações de Alenquer e Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

 

Atualmente estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Pós-Graduação em Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos, que terá início a 12 de março de 2022. Mais informações AQUI.

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia