Ensino à Distância assegura aproveitamento escolar durante quarentena

 

Chegando ao fim de uma semana atípica, em que foi essencial reajustar processos e adaptações, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa remata com um balanço positivo o primeiro momento em que foi instaurado, excecionalmente, o ensino à distância. Com o objetivo de colmatar os obstáculos inerentes a uma situação de quarentena, a medida pretende resguardar a saúde e o bem-estar da comunidade académica, evitando a suspensão integral das atividades letivas e assegurando o aproveitamento escolar dos estudantes, numa altura de emergência nacional devido ao Covid-19.

 

Ferramentas utilizadas no Ensino à Distância permitem esclarecer dúvidas em tempo real

 

Atualmente estão a ser lecionadas a maioria das unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e orientações tutoriais em todos os Cursos, incluindo Licenciaturas, Pós-Licenciaturas e Pós-Graduações. No processo estão a ser utilizadas diversas plataformas digitais de forma a alcançar turmas com um considerável número de alunos. Desde o Google Education, através da ferramenta Classroom, passando pelo Google Chat, Google Meet, bem como apresentações gravadas em powerpoint. Um exercício que reúne a maioria dos docentes, alguns deles professores externos.

 

No processo de implementação do ensino à distância, todos os materiais são disponibilizados antecipadamente, pelo que as aulas podem ser lecionadas sincronizadamente em direto, e os alunos podem tirar dúvidas em tempo real e através de fóruns de discussão; ou, se as aulas forem lecionadas de modo assíncrono, são criados momentos de discussão por chat e fóruns de discussão.

 

Apesar do desafio na adaptação a um método recente e excecional para o funcionamento das atividades letivas, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa está certa de que com a colaboração de toda a comunidade, estudantes, docentes e serviços administrativos, este seja um processo com resultados inegavelmente positivos num fase que requer medidas extraordinárias.

 

O que pensam os estudantes da ESSCVP-Lisboa?

 

"Até agora o ensino à distância tem corrido muito bem e não tem sido nenhum obstáculo no que diz respeito à nossa aprendizagem. As aulas em formato virtual fazem com que não se perca a boa relação professor-aluno, visto que a matéria é dada e todas as dúvidas são esclarecidas pelos professores, que se mostram sempre disponíveis. 

 

Nunca tinha experimentado esta realidade, mas consoante a situação que vivemos é uma excelente maneira de combater os possíveis danos que uma paragem irá causar no nosso percurso académico. Dito isto, posso afirmar que o ensino à distância é uma mais valia neste momento.”

 

Bárbara Costa, aluna do Curso de Licenciatura em Fisioterapia

 

Se és estudante da ESSCVP-Lisboa e gostarias de deixar o teu testemunho, envia um e-mail para esscvp@esscvp.eu

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia