Enfermagem realizou exercício de simulação na Unidade Curricular Missões Humanitárias, Conflitos e Catástrofes

 

O Curso de Licenciatura em Enfermagem realizou, no mês de outubro, um exercício de simulação no âmbito da Unidade Curricular Missões Humanitárias, Conflitos e Catástrofes. O objetivo passou por adquirir competências para uma correta abordagem e gestão de uma situação de crise ou de catástrofe.

 

Em termos de metodologia, o curso prevê a resolução de cenários práticos e casos clínicos no terreno, durante dois dias consecutivos, em colaboração com a Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias e orientados por docentes internos da ESSCVP-Lisboa. 

 

Pelo lugar de destaque que o domínio da catástrofe assume no contexto atual, decorrente das atuais alterações e transformações antrópicas ou naturais, a Organização Mundial de Saúde (2016) recomenda que todos os países sem exceção, desenvolvam programas que permitam preparar os profissionais de saúde para responder de forma eficiente em situações dessa natureza. 

 

Ainda neste contexto, afirma que os enfermeiros são fundamentais e devem ser envolvidos, em todas as fases de planeamento e de resposta. Depreende-se que a necessidade de educação no domínio da catástrofe surge como uma prioridade numa emanação dos tempos que correm e deve ser encarada como uma preocupação multidimensional. 

ESSCVP Notícia