Enfermagem colaborou numa sessão de Prevenção e Avaliação de Risco Cardiovascular

 

O Projeto Mental Health and Aging (MentHA) e a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB) promoveram em outubro, uma Sessão de Prevenção e Avaliação de Risco Cardiovascular em pessoas com mais de 40 anos e doença neuropsiquiátrica: perturbação bipolar, esquizofrenia, deficiência intelectual, demência.

 

No final da semana em que se comemorou mais um Dia Mundial para a Saúde Mental, este ano com o tema "Nossas Mentes, Nossos Direitos” (Our minds, our rights), o Médico Internista Francisco Araújo, Coordenador do Departamento de Medicina Interna do Hospital dos Lusíadas de Lisboa, dinamizou uma sessão de sensibilização sobre o Risco Cardiovascular no contexto da saúde mental.

 

A avaliação de risco cardiovascular foi disponibilizada de forma individualizada e gratuita na SEDE Nacional da ADEB, com apoio de uma equipa de professores e estudantes do 4.º ano da Área de Ensino de Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa e da Roche Sistemas de Diagnóstico, no âmbito do programa MentHA Risk, financiado pela Direção Geral da Saúde e pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. 

 

As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 25% das pessoas com esquizofrenia e de 33% das pessoas com doença bipolar (Nielsen et al. 2020). Alguns estudos recentes sugerem os portugueses são mais afetados por demência vascular do que por Alzheimer (Ruano et al., 2019) e que os indivíduos com deficiência intelectual apresentam riscos acrescidos de DCV de início precoce, em particular, de doença cerebrovascular, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e trombose venosa profunda (Wang et al., 2023). 

ESSCVP Notícia