PT
ENPT
EN
Dia 17 de setembro é assinalado mundialmente o Dia da Segurança do Doente. A docente Leila Sales, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem, reflete oportunamente sobre o tema, reforçando aquele que é o compromisso da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa.
"A Segurança do Doente é uma importante questão de Saúde Pública em todo o Mundo. Apesar dos progressos realizados nos últimos 20 anos, a melhoria da segurança dos doentes e a prevenção de incidentes nos contextos de cuidados de saúde continua a ser um desafio para os profissionais de saúde, educadores e instituições.
Os resultados da investigação e a análise das políticas de segurança instituídas nos últimos anos revelaram que esta é uma questão mais complexa do que inicialmente percepcionada e transversal a todos os contextos de cuidados de saúde, tendo se tornado uma das prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das agendas políticas da maioria dos países.
Com um reconhecimento crescente da importância e necessária garantia da segurança e qualidade nos cuidados de saúde prestados, emergiu a necessidade do reforço na formação inicial dos estudantes dos cursos da área da saúde de forma a aprenderem e refletirem sobre como prestar cuidados mais seguros num contexto cada vez mais complexo, exigente e em constante mutação.
Em 2011 a OMS lançou a edição Multiprofissional do Guia Curricular de Segurança dos Doentes, com o objetivo de promover a segurança dos doentes em todo o mundo através da preparação adequada dos estudantes para uma prática segura. Este guia estabelece a base para o desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre os princípios essenciais da segurança do doente, devendo ser integrado no desenvolvimento dos planos de estudos dos cursos da área da saúde.
A ESSCVP-Lisboa reconhecendo e acompanhando esta recomendação tem vindo a reforçar nos seus Cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação os conteúdos teóricos e práticos necessários para a melhor preparação dos seus estudantes. A título de exemplo, no Curso de Licenciatura em Enfermagem, a temática da Segurança do Doente é um dos conteúdos transversais a todas as unidades curriculares. Os estudantes desenvolvem o seu raciocínio e competências nesta área através da análise de casos práticos e de sessões de simulação em laboratório, trabalhando competências técnicas e não técnicas de forma gradual ao longo do curso.
Porque a Segurança do Doente é a Segurança de todos, estamos comprometidos em melhorar continuamente para educar cada vez melhor, adequando o ensino aos novos desafios na área da saúde."
Para consultar a campanha de sensibilização desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde aceda aqui.