PT
ENPT
EN
Hoje celebramos o Dia Mundial da Diabetes. A par da celebração, o Diretor da Área de Ensino de Podologia, João Martiniano, esteve no programa Alô Portugal, da SIC, para reforçar a importância da Podologia na prevenção e tratamento do pé diabético. Assista AQUI.
Para saber mais sobre a Diabetes e o Pé Diabético, bem como medidas de prevenção, leia o artigo escrito pelos docentes João Martiniano e Joana Silva:
Prof. João Martiniano (Director da Área de Ensino da Licenciatura em Podologia)
Prof. Joana Silva (Coordenadora da Área de Ensino da Licenciatura em Podologia)
A diabetes e respetivas complicações estão a tornar-se rapidamente a causa mais significativa de morbilidade e mortalidade no mundo. Prevê-se que até 2040 haverá mais de 642 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Com a incidência ao longo da vida de úlceras nos pés, ocorrendo em até 25% dos pacientes, precisamos de prestar muito mais atenção ao pé diabético e mudar o nosso foco para a prevenção de úlceras, em vez de tratá-las. A taxa de morbilidade da diabetes é surpreendentemente alta e a taxa de mortalidade em cinco anos, após uma amputação nos membros inferiores, é apenas a segunda maior depois do cancro de pulmão.
Manter as pessoas em pé, a caminhar e a movimentar-se é fundamental para impedir a progressão de doenças relacionadas ao estilo de vida. Mas as pessoas não andam se tiverem dores, problemas de equilíbrio ou por temerem mais danos nos pés. Por outro lado, também não conseguem andar se tiverem úlceras abertas na superfície plantar dos pés. Quando esses problemas surgem, as pessoas geralmente tornam-se cada vez mais sedentárias e, com a diminuição da atividade física, os níveis de glicose no sangue a curto e a longo prazo aumentam, as pessoas ganham peso e a saúde em geral diminui constantemente.
Para evitar problemas graves nos pés que podem resultar na perda de um dedo do pé, pé ou até mesmo a perna, a Área de Ensino da Licenciatura em Podologia aconselha que siga as seguintes diretrizes: