PT
ENPT
EN
Dia 8 de julho marca o Dia Nacional do Podologista, o “profissional que desenvolve atividades de investigação, estudo, prevenção, diagnóstico e terapêutica de afeções, deformidades e alterações dos pés”. A Podologia é uma ciência da área da saúde relativamente nova e ainda desconhecida por grande parte da população. Em 2014 ganha um estatuto legal, segundo a lei n.º 65/2014, abarcando quatro especializações: clínica, geriatria, desportiva e infantil.
João Martiniano, Diretor da Área de Ensino de Podologia, adianta que “o Podologista é um profissional de saúde com um conjunto de saberes e conhecimentos próprios que permitem atuar nas mais variadas patologias do pé. Este conhecimento diferenciado gera um impacto positivo na saúde na medida em que limita e muitas vezes evita situação de inatividade dos pacientes.”
Hoje assinalamos o Dia Nacional do Podologista com o encetar do Ciclo de Conversas "PodoConversas", uma iniciativa criada pela Área de Ensino de Podoloia e dinamizada pelos professores João Martiniano e Manuel Cerqueira, professor convidado na ESSCVP-Lisboa, bem como pela aluna de 1º ano do Curso de Licenciatura em Podologia, Tânia Prego.
Segundo João Martiniano, “as PodoConversas surgem exatamente pela perceção que temos de que, de uma forma geral, existe um desconhecimento pela área da podologia e da importância dos cuidados a ter com os pés. É nosso objetivo que estas PodoConversas sejam temáticas e possam contribuir para aumentar o nível geral de conhecimento sobre o vasto campo de atuação do Podologista, assim como mostrar que existem inúmeras patologias que afetam o pé, por vezes de forma grave, mas que diagnosticadas atempadamente podem ter uma solução.”
“A Bela e o Monstro” marca o primeiro tema de conversa, uma analogia que remete para a perceção que ainda mantemos sobre pés, pretendendo desconstruir ideias e preconceitos e despertando uma opinião mais saudável e completa sobre a importãncia da atenção que damos aos pés.
Tema I - "A Bela e o Monstro":
.