PT
ENPT
ENA Área de Ensino de Osteopatia lançou um desafio aos seus estudantes: ilustrar alguns dos conteúdos programáticos de Osteopatia. O objetivo é estimular a aprendizagem de forma dinâmica e não convencional, na forma de um desafio mensal sobre um tema pré-definido. O desafio não é apenas uma forma de estimular os estudantes, mas também uma apresentação do osteopata como profissional de saúde à comunidade de saúde e civil.
Construir, visualizar e descrever uma imagem, obrigam a uma interpretação e conhecimento que ficam mais enraizados na memória. Partilhar é também pertencer à comunidade, e competir de forma saudável é ajudar no desenvolvimento e expressão dessa comunidade. “Da comunidade Osteopática fazemos todos parte”.
Fevereiro foi dedicado ao rim. Do 4º ano do curso de licenciatura participaram a Miriam Recto, a Carolina Mendes e a Beatriz Maria, já no 2º ano de licenciatura aceitaram o desafio a Sofia Reis, a Carolina Lebreiro e o Luís Correia.
Desafio aceite! Muito bom para rever fisiologia, recordar sistema urinário, rim e nefron.
Obrigado Prof. Bruno!
Miriam Recto, 4º ano, Osteopatia
O Rim é um órgão muito importante para o equilíbrio do organismo, tem funções de regulação, filtração e excreção. Para conseguirmos compreender todo este processo, para aperfeiçoar e afunilarmos o nosso diagnóstico, primeiro é necessário sabermos e revermos a anatomia e fisiologia renal! Há melhor maneira do que uma imagem para consolidar e rever matéria? Muito obrigada professor Bruno! Sempre a motivar!
Carolina Mendes, 4º ano, Osteopatia
Este desafio permitiu-me rever e consolidar a anatomia do rim bem como aprofundar a fisiologia do mesmo. Penso que o desenho em esquema é uma ferramenta bastante útil para compreender facilmente a função do rim e qual a sua importância na regulação da homeoatase do corpo humano.
Beatriz Maria, 4o ano, Osteopatia
Desenhando o Rim, pude desenhá-lo na minha memória e visualizá-lo de uma outra forma. Assim, registei a sua complexidade do geral para
o particular e nas múltiplas funções que desempenha, sendo um orgão vital para o nosso organismo.
Sofia Reis, 2o ano, Osteopatia
Disruptindo o conceito de estudo, fomos desafiados a sair da zona de conforto e desenhar, de forma livre, o que soubéssemos do Rim. Comummente relacionamos este órgão à sua função excretora, mas é na sua função homeostática que conhecemos a sua verdadeira importância. No desafio lançado conseguimos, através do desenho, chegar a um entendimento prático das variadas etapas que ocorrem no rim e ganhar um novo entendimento da importância fulcral que o mesmo apresenta, após uma procura de conhecimento verdadeiro e completo.
Carolina Lebreiro e Luís Correia, 2o ano, Osteopatia
Abril foi dedicado ao Sistema Respitatório. Conheça os participantes do desafio:
Numa altura em que faltam muitas coisas bonitas, desenhar a anatomia é, desde já, produzí-las. Além disso, foca numa maneira diferente dos livros e (se calhar) mais divertida, os números, a posição e a ação dos ossos, dos músculos e das estruturas corporeas todas. Atráves do trato do lápis e das manchas das cores iremos memorizar, sem dúvida, tudo mais rapidamente.
Marco Tomaiuolo, 2º ano de Osteopatia
O desenho é sobre a anatomia do diafragma e suas inter relações viscerais. Uma "simples"acção como o respirar influência tantas outras estruturas e acho importante termos isso em conta no nosso conhecimento e tratamentos!:)
Filipa Barros, Osteopatia
Entre várias funções, é no sistema respiratório que ocorre a troca de gases com o ar, por um lado, assegura-se a concentração do oxigénio no sangue, necessária para as reações metabólicas de todo o organismo, e, por outro, serve de via de eliminação dos gases residuais, como o dióxido carbono. De salientar, o mais belo pormenor da Árvore Brônquica, observando no corpo humano um reflexo da Natureza.
Sofia Reis, 2º ano Osteopatia
Mais que um desafio, o estudo e partilha é um dia-a-dia de de todos os que pretendem pertencer, um dia, ao lote de excelentes profissionais. O conhecimento do Sistema Respiratório engloba um conhecimento anatómico eficaz e todos os outros ramos que o completam. A descrição fisiopatológica da Asma permite, no meu objectivo pessoal, estudar o que realmente caracteriza esta doença e, seguidamente perceber onde a Osteopatia pode intervir terapeuticamente, de modo a garantir uma melhor saúde e um estilo de vida mais eficiente.
Diogo Baú, 1º ano de Osteopatia