Desafio "Arte em Osteopatia"

 

A Área de Ensino de Osteopatia lançou um desafio aos seus estudantes: ilustrar alguns dos conteúdos programáticos de Osteopatia. O objetivo é estimular a aprendizagem de forma dinâmica e não convencional, na forma de um desafio mensal sobre um tema pré-definido. O desafio não é apenas uma forma de estimular os estudantes, mas também uma apresentação do osteopata como profissional de saúde à comunidade de saúde e civil.


Construir, visualizar e descrever uma imagem, obrigam a uma interpretação e conhecimento que ficam mais enraizados na memória. Partilhar é também pertencer à comunidade, e competir de forma saudável é ajudar no desenvolvimento e expressão dessa comunidade. “Da comunidade Osteopática fazemos todos parte”.

 

O Rim

 

Fevereiro foi dedicado ao rim. Do 4º ano do curso de licenciatura participaram a Miriam Recto, a Carolina Mendes e a Beatriz Maria, já no 2º ano de licenciatura aceitaram o desafio a Sofia Reis, a Carolina Lebreiro e o Luís Correia.

 

Participantes:

 

Desafio aceite! Muito bom para rever fisiologia, recordar sistema urinário, rim e nefron.

Obrigado Prof. Bruno!

 

Miriam Recto, 4º ano, Osteopatia

 

 

O Rim é um órgão muito importante para o equilíbrio do organismo, tem funções de regulação, filtração e excreção. Para conseguirmos compreender todo este processo, para aperfeiçoar e afunilarmos o nosso diagnóstico, primeiro é necessário sabermos e revermos a anatomia e fisiologia renal! Há melhor maneira do que uma imagem para consolidar e rever matéria? Muito obrigada professor Bruno! Sempre a motivar!

 

Carolina Mendes, 4º ano, Osteopatia

 

 

Este desafio permitiu-me rever e consolidar a anatomia do rim bem como aprofundar a fisiologia do mesmo. Penso que o desenho em esquema é uma ferramenta bastante útil para compreender facilmente a função do rim e qual a sua importância na regulação da homeoatase do corpo humano.

 

Beatriz Maria, 4o ano, Osteopatia

 

 

Desenhando o Rim, pude desenhá-lo na minha memória e visualizá-lo de uma outra forma. Assim, registei a sua complexidade do geral para

o particular e nas múltiplas funções que desempenha, sendo um orgão vital para o nosso organismo.

 

Sofia Reis, 2o ano, Osteopatia

 

 

Disruptindo o conceito de estudo, fomos desafiados a sair da zona de conforto e desenhar, de forma livre, o que soubéssemos do Rim. Comummente relacionamos este órgão à sua função excretora, mas é na sua função homeostática que conhecemos a sua verdadeira importância. No desafio lançado conseguimos, através do desenho, chegar a um entendimento prático das variadas etapas que ocorrem no rim e ganhar um novo entendimento da importância fulcral que o mesmo apresenta, após uma procura de conhecimento verdadeiro e completo.

 

Carolina Lebreiro e Luís Correia, 2o ano, Osteopatia

 

 

Sistema Respiratório

 

Abril foi dedicado ao Sistema Respitatório. Conheça os participantes do desafio:

 

Numa altura em que faltam muitas coisas bonitas, desenhar a anatomia é, desde já, produzí-las. Além disso, foca numa maneira diferente dos livros e (se calhar) mais divertida, os números, a posição e a ação dos ossos, dos músculos e das estruturas corporeas todas. Atráves do trato do lápis e das manchas das cores iremos memorizar, sem dúvida, tudo mais rapidamente.

 

Marco Tomaiuolo, 2º ano de Osteopatia

 

O desenho é sobre a anatomia do diafragma e suas inter relações viscerais. Uma "simples"acção como o respirar influência tantas outras estruturas e acho importante termos isso em conta no nosso conhecimento e tratamentos!:)

 

Filipa Barros, Osteopatia

 

Entre várias funções, é no sistema respiratório que ocorre a troca de gases com o ar, por um lado, assegura-se a concentração do oxigénio no sangue, necessária para as reações metabólicas de todo o organismo, e, por outro, serve de via de eliminação dos gases residuais, como o dióxido carbono. De salientar, o mais belo pormenor da Árvore Brônquica, observando no corpo humano um reflexo da Natureza.

 

Sofia Reis, 2º ano Osteopatia

 

Mais que um desafio, o estudo e partilha é um dia-a-dia de de todos os que pretendem pertencer, um dia, ao lote de excelentes profissionais. O conhecimento do Sistema Respiratório engloba um conhecimento anatómico eficaz e todos os outros ramos que o completam. A descrição fisiopatológica da Asma permite, no meu objectivo pessoal, estudar o que realmente caracteriza esta doença e, seguidamente perceber onde a Osteopatia pode intervir terapeuticamente, de modo a garantir uma melhor saúde e um estilo de vida mais eficiente.

 

Diogo Baú, 1º ano de Osteopatia

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia