Centro de Simulação em Saúde aposta na inovação e tecnologia para formação biomédica

 

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa (ESSCVP-Lisboa) inaugura dia 15 de junho, pelas 10:00 horas, o Centro de Simulação em Saúde da ESSCVP-Lisboa. A cerimónia contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como do Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George.


O Centro de Simulação em Saúde pretende ser um centro de formação interdisciplinar em saúde, inovador e tecnológico, certificado por entidades internacionais. Centrado na formação avançada e multidisciplinar de estudantes e profissionais de saúde, o espaço tem como objetivo responder aos novos desafios no contexto da saúde.

 

O seu foco é ser uma referência nacional e internacional na formação biomédica, apostando na inovação dos métodos de ensino através da simulação de alta fidelidade, recurso a software de doentes virtuais e realidade aumentada nas áreas da prestação de cuidados de saúde, emergência, gestão de catástrofes,gestão de equipas em situação de crise, comunicação em equipas multidisciplinares e liderança, assim como na área da segurança do doente.


O espaço estará em funcionamento no Piso 6 da ESSCVP-Lisboa e vem reforçar a capacidade da Instituição de prestar uma formação de excelência, com recurso a metodologias pedagógicas dinâmicas e inovadoras. A gestão do Centro de Simulação ficará a cargo da Professora Leila Sales e do Professor Paulo Santos, na dependência direta do Conselho de Direção.

Através desta abordagem inovadora, a ESSCVP-Lisboa pretende revolucionar a educação em saúde, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho em equipa e melhorando a aprendizagem e a performance clínica, num ambiente seguro, controlado e realista sem colocar em risco a segurança do doente e dos profissionais.

 

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia