Candidaturas à Bolsa de Estudos Juventude Cruz Vermelha Portuguesa terminam a 30 de junho

 

Anualmente a Juventude Cruz Vermelha (JCV) e a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa (ESSCVP-Lisboa) unem esforços para a atribuição de uma Bolsa de Estudos a um voluntário ativo da JCV que esteja prestes a ingressar no 1º ano de Licenciatura da ESSCVP-Lisboa. Uma iniciativa que pretende valorizar o voluntariado e a participação na comunidade, respeitando e promovendo aqueles que são os valores da Cruz Vermelha.

 

A Bolsa de Estudos JCV “tem como objetivo financiar os estudos na ESSCVP-Lisboa de um voluntário da JCV durante o tempo correspondente normal do curso, acrescido de um ano letivo”. Já o estudante bolseiro deverá manter uma atividade relevante no âmbito da JCV.

 

Luís Saldanha, Coordenador da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, refere que “o protocolo entrou em vigor a 23 de abril de 2018, sendo este o 3º ano consecutivo que lançamos candidaturas. Surgiu como contrapartida pela ação reconhecidamente meritória do voluntariado na Juventude Cruz Vermelha (JCV), tendo por objetivo financiar inteiramente os estudos de um/a voluntário/a com atividade relevante na JCV”.

 

A Juventude Cruz Vermelha é o departamento juvenil da Cruz Vermelha Portuguesa. “Guiados pelos Princípios Fundamentais da instituição, desenvolvemos o nosso trabalho com base no voluntariado e com o objetivo principal de promover a resiliência das crianças e jovens nas comunidades locais.” Atualmente são já mais de 2.000 voluntários jovens a trabalhar em mais de 90 locais, com mais de 250 projetos no terreno e cerca de 50.000 beneficiários diretos por ano.

 

Luís Saldanha acrescenta ainda que "no ano passado mobilizamos perto de 400 voluntários e voluntárias jovens em atividades de apoio à COVID-19, impactando perto de 40 000 beneficiários e beneficiárias em atividades como: apoio ao estudo digital, apoio na aquisição e entrega de bens essenciais a pessoas em isolamento, apoio em Estruturas Residenciais para Idosos e Idosas, apoio logístico nos testes à COVID-19, dinamização de workshops e webinários, variadas atividades de sensibilização e informação, bem como linhas de apoio psicossocial", entre outras atividades.

 

Como submeter candidatura à Bolsa de Estudos?

 

A fase de candidaturas à Bolsa de Estudos JCV está aberta até quarta-feira, 30 de junho, 23:59. A candidatura deverá ser acompanhada dos documentos necessários à sua oficialização e submetida para juventude@cruzvermelha.org.pt.

 

Documentos necessários:

 

- Formulário de Candidatura 

-  Declaração de IRS do candidato/a ou agregado familiar de 2020

-  Comprovativo da duração de voluntariado na CVP (exemplo: cópia da Ficha de inscrição de voluntário/a)

- Carta de Motivação

- Comprovativo de frequência de Formação Institucional (exemplo: certificado ou registo de presença)

-  Curriculum Vitae Cruz Vermelha

 

Critérios de Seriação para a atribuição da Bolsa de Estudos

 

A metodologia de seriação para atribuição da Bolsa de Estudos a voluntários da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa na ESSCVP-Lisboa é constituída por 7 critérios, cotados (no total) numa escala de 0 a 200 pontos.

 

Os critérios são os seguintes: Componente Socioeconómica, Componente Académica, Componente Voluntariado, Componente Participação, Componente Formativa, Componente Institucional e Componente Complementar. Acede aqui para ficares a conhecer o Protoloco de Colaboração 

 

Sabe mais sobre a Juventude Cruz Vermelha 

 

 

ESSCVP Notícia