Aula aberta de Cardiopneumologia contou com a presença de docentes e alunos de várias Licenciaturas

 

No passado dia 31 de outubro de 2023, decorreu uma aula aberta de Cardiopneumologia no âmbito do Dia Mundial do AVC que se celebra anualmente a 29 de outubro. 

 

A campanha da Word Stroke Organization em 2023 focou-se em quatro pilares (Hipertensão Arterial, Tabagismo, Alimentação e Exercício) uma vez que se controlarmos estes fatores de risco, modificáveis, podemos prevenir até 90% dos acidentes vasculares cerebrais. 

 

A aula aberta contou com docentes e alunos de diferentes licenciaturas da ESSCVP - Lisboa e começou por uma apresentação com os números e factos e “O que podemos fazer de diferente?”,  lecionada pelo docente Gil Nunes, destacando-se: “um em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC ao longo da Vida”, bem como o ensino dos três “F’s”, “na presença de forma súbita de alteração da Força, assimetria da Face e alteração da Fala deve contactar 112” bem como os fatores de risco vasculares.

 

De seguida a Nutricionista Maria Gama, fundadora do Projeto “Põe-te na linha”, trouxe uma visão de alimentação saudável e dicas práticas: “a alimentação saudável é a base para prevenção de múltiplas doenças, entre as quais cardiovascular” e “devemos dar oportunidade a alguns alimentos”. 

 

A última palestra foi focada no “AVC no jovem – uma realidade” proferida pelo Neurologista Alexandre Amaral e Silva da Cuf Tejo e membro da direção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral. O especialista demonstrou que em determinadas populações os fatores de risco vasculares associados ao “idoso” estão presentes nos jovens e com elevada incidência. Incentivou ainda para um estilo de vida saudável e alimentação equilibrada, evitando comportamentos de risco. 

 

ESSCVP Notícia