PT
ENPT
EN
Os alunos do curso de licenciatura (CL) em Podologia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa (ESSCVP-Lisboa), em comemoração do Dia Mundial da Criança, realizaram um rastreio de Podologia Pediátrica no Centro Infantil NI-NÓ-NI, pertencente à Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Lisboa). O rastreio contemplou a participação de cerca de 44 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos.
A Podologia é a ciência da área da saúde que tem como objetivo a investigação, o estudo, prevenção, diagnóstico e terapêutica de doenças, deformidades e alterações dos pés, sendo a Podopediatria uma das suas subespecialidades. O estudo, diagnóstico e tratamento das alterações clínicas relacionadas com o pé da população infantil são algumas das funções desta subespecialidade, que tem como principal objetivo a deteção e acompanhamento precoces de alterações morfológicas ou estruturais na fase de desenvolvimento e processo de aquisição da marcha. Esta atividade permite aos profissionais desta área atuarem preventiva e corretivamente por meio de tratamentos conservadores e multidisciplinares na garantia de um crescimento saudável.
No âmbito do ensino desta área, o CL em Podologia da ESSCVP-Lisboa contempla estágios clínicos e atividades no âmbito da unidade curricular de Podologia Clínica. O rastreio que aconteceu hoje no Centro Infantil NI-NÓ-NI, pertencente à Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Lisboa), foi realizado por alunos que se encontram atualmente no 3º ano do curso e que, além da experiência por si adquirida fora do âmbito de aula e do contexto da Clínica Académica, também tiveram a oportunidade de sensibilizar os pais e educadores para os cuidados de saúde do pé, especificamente para a importância da utilização de calçado adequado e do normal desenvolvimento morfológico do pé infantil.