9 Perguntas mais comuns no Acesso a Licenciaturas

 

  • Para submeter novas questões: esscvp@esscvp.eu

 

ACESSO - De que formas é possível ingressar na ESSCVP-Lisboa?

 

O ingresso na ESSCVP-Lisboa pode acontecer através de vários métodos. O importante será analisar cada situação isoladamente e procurar o método que melhor se adequa ao contexto educativo e académico.

 

Na ESSCVP-Lisboa existem os seguintes Concursos de Acesso: Regime Livre (destinado a estudantes do Ensino Secundário), Titulares das Provas para Maiores de 23 Anos, Titulares de Cursos Superiores, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica ou de Técnico Superior Profissional, Mudança de Par/Instituição, Estudantes Internacionais e Titulares De Cursos De Dupla Certificação Do Ensino Secundário.

 

Paralelamente, é possível formalizar uma inscrição através do Regime Livre ou, como muitos apelidam, frequentar o “Ano Zero”, bem como Reingressar na ESSCVP-Lisboa, após uma interrupção dos estudos.

 

Se após consulta de cada um dos Concursos de Acesso continuares com questões, sugerimos que entres em contacto com a Secretaria de Licenciaturas, que te ajudará a estudar o melhor processo de ingresso.

 

 

PROPINAS – Como se processa o pagamento de propinas nos Cursos de Licenciatura?

 

As propinas dos Cursos de Licenciatura podem ser liquidadas em 12 prestações (equivalente a 12 meses) e variam consoante o ano, curso, e o valor de cada ECTS/crédito (definição de ECTS/crédito na próxima questão).

 

Para aferir o valor da propina anual basta aceder à Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos, onde poderás consultar o valor definido para cada ECTS/crédito mediante o ano e curso de licenciatura. Tendo em conta que 1º ano de licenciatura perfaz 60 créditos, basta multiplicar o valor de 1 crédito pelos 60 créditos totais.

 

Exemplo: o 1º ano do Curso de Licenciatura em Cardiopneumologia, Imagem Médica e Radioterapia, Osteopatia e Podologia tem um custo de 71€ por crédito. Se multiplicarmos 71€ por 60 créditos, teremos o valor total da propina anual, que poderá ser liquidada em 12 prestações.

 

 

ECTS - O que entendemos por ECTS ou Crédito?

 

ECTS é a sigla para European Credit Transfer System. Um dos objetivos do Acordo de Bolonha assenta na possibilidade de um estudante de uma determinada instituição e país poder ver o trabalho realizado ao longo do seu percurso de formação traduzido de uma forma numérica, inequívoca, legível e transferível em todo o Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

 

O sistema de créditos ECTS traduz o tempo de trabalho efetuado pelos estudantes em cada área científica e unidade curricular. A um ano de formação correspondem 60 ECTS.

 

 

MÉDIAS – Como são calculadas as médias e como funciona em termos de notas de ingresso? 

 

A média das classificações dos candidatos é calculada de acordo com o expresso no Edital do respectivo regime de candidatura. Para consultar o Edital basta entrar em Acesso, optar pelo Regime mais adequado à situação em questão e consultar o edital (disponível para download no final da página).

 

A seriação de candidatos (tendo em consideração a média das classificações) é aplicada quando o número de candidatos é superior à oferta de vagas por regime de candidatura. Quando não se verifica a ocupação total de vagas, a colocação de candidatos depende apenas do cumprimento das classificações mínimas das Provas de Ingresso por Regime de Candidatura - 9,5 valores.

 

Exemplo: No Regime Geral, ou seja, para alunos do Ensino Secundário, a média de acesso é calculada através da média final do ensino secundário (65%) e média de provas de Ingresso (35%). 

 

 

As Provas de Ingresso são as seguintes:

 

  • Prova de Ingresso de Biologia e Geologia (02) para candidatura aos cursos de Licenciatura em Cardiopneumologia, Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia ou Podologia. Possibilidade de fazer média com a Prova de Física e Química (07) ou Português (18)

 

  • Provas de Ingresso de Biologia e Geologia (02) e de Física e Química (07) para candidatura ao Curso de Licenciatura em Osteopatia

 

 

CANDIDATURAS - Como cancelar/desistir de uma candidatura? 

 

O cancelamento de candidatura poderá ser efectuado por e-mail, para o endereço secretarialicenciaturas@esscvp.eu. Sendo que o valor da mesma não é reembolsável.

 

 

FASES DE CANDIDATURA - Quantas fases de candidatura existem?

 

Regime Livre - 3 fases de candidatura

Titulares das Provas para Maiores de 23 Anos - 2 fases de candidaturas

Titulares de Cursos Superiores - 2 fases de candidaturas

Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica ou de Técnico Superior Profissional - 2 fases de candidaturas

Mudança de Par/Instituição - 2 fases de candidaturas

Estudantes Internacionais - 2 fases de candidaturas

Titulares De Cursos De Dupla Certificação Do Ensino Secundário - 2 fases de candidaturas

 

Para consultares Prazos de Candiatura e Matrícula acede ao Regime que se adapta à tua situação atual aqui.

 

 

PROGRAMA ERASMUS - Quais as Instituições com protocolo com a ESSCVP-Lisboa?

 

A Universalidade é um dos valores estruturais da atuação da Cruz Vermelha Portuguesa, que tem vindo a consolidar a sua atividade num quadro de cooperação com parceiros internacionais, ao nível do ensino de saúde, da investigação e da mobilidade de estudantes. Pelo que é essencial que a internacionalização seja uma das abordagens do percurso académico dos alunos na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa.

 

O Programa Erasmus é comum a todos os Cursos de Licenciatura e abrange vários Instituições. Para consultar as Instituições Parceiras acede aqui

 

Para mais informações: erasmus.ptredcrossoffice@esscvp.eu
 

 

 

ESTÁGIOS - Acesso ao Programa de Estágios

 

Todos os Cursos de Licenciatura têm estágios integrados. Partindo de estágios de observação, o nível de intervenção evolui gradualmente para Estágios de Intervenção. As Instituições que acolhem os estudantes em formação são contactadas pela ESSCVP-Lisboa, que viabiliza o protocolo de estágio, pelo que os alunos não têm a responsabilidade de procurar e contactar as Instituições para o efeito.

 

 

PRAXE VS SEMANA DE INTEGRAÇÃO

 

A ESSCVP-Lisboa promove uma Semana de Integração dinamizada por alunos de cada um dos Cursos de Licenciatura, que tem como objetivo a integração e adaptação de novos alunos. As atividades não são obrigatórias e pretendem salvaguardar o bem-estar geral dos alunos, introduzindo-os à vida académica.

ESSCVP Notícia