PT
ENPT
EN
A Sessão de Encerramento da 1.ª edição do Programa Bairros Saudáveis decorreu no dia 19 de junho de 2023. O evento contou com a presença do Primeiro – Ministro, António Costa, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a Ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa e a antiga Ministra da Saúde, Marta Temido. A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa marcou presença na cerimónia com uma das candidaturas vencedoras, + Saúde no Bairro, entre as 774 submetidas.
O projeto + Saúde no Bairro teve como objetivo desenvolver ações de saúde comunitária que promovessem saúde física, mental e a redução do isolamento social junto da população idosa dos Bairros do Cabrinha e Loureiro, um caminho para reduzir desigualdades no acesso a cuidados de saúde.
O plano de atividades incluiu ações como rastreios, workshops, intervenções de grupo com utentes, bem como a prestação de cuidados de saúde especializados gratuitos ou a custo reduzido através da Clínica Académica da ESSCVP-Lisboa.
+ Saúde no Bairro agregou ainda diversos parceiros, são eles a Junta de Freguesia de Alcântara, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Projeto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social, Alzheimer Portugal e as Comissões de Moradores dos Bairros do Loureiro e do Cabrinha, a quem endereçamos um especial agradecimento.
Os Bairros Saudáveis financiaram 240 projetos portugueses nas áreas da saúde, economia, apoio social, ambiente e espaços públicos. Conseguiu chegar e impactar mais de 145 mil pessoas (28 913 crianças, 26 699 jovens entre os 18 e os 24 anos, 69 941 adultos e 20 341 idosos), segundo o Diário de Notícias. Conduziu igualmente à criação de 56 associações, 8 cooperativas e 27 empresas com um orçamento de apenas 10 milhões de euros, em pleno surto pandémico da primeira vaga de covid-19.