PT
ENPT
EN
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa (ESSCVP-Lisboa) marcou presença, esta tarde, na sessão pública de divulgação dos resultados do concurso do Programa Bairros Saudáveis. A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro e confirmou o sucesso da candidatura submetida pela escola, intitulada + Saúde no Bairro.
O projeto + Saúde no Bairro, concebido pela ESSCVP-Lisboa, é dirigido à população idosa dos Bairros do Cabrinha e Loureiro e tem como objetivo desenvolver ações de saúde comunitária que promovam saúde física, mental e a redução do isolamento social.
No plano de atividades estão incluídas ações como rastreios, workshops, intervenções de grupo com utentes, bem como a prestação de cuidados de saúde especializados gratuitos ou a custo reduzido através da Clínica Académica da ESSCVP-Lisboa, que será inaugurada no próximo mês de setembro.
O projeto conta ainda com o apoio de diversos parceiros, são eles a Junta de Freguesia de Alcântara, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Projeto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social, Alzheimer Portugal e as Comissões de Moradores dos Bairros do Loureiro e do Cabrinha, a quem endereçamos um especial agradecimento.
O Programa Bairros Saudáveis financiará 246 projetos, dos quais 69 em territórios do interior, o que “praticamente esgota” a dotação disponível de 10 milhões de euros, anunciou a entidade responsável.
Na ocasião, Filipe Ferrão, Presidente do Júri do Programa, enalteceu a sociedade civil como “cuidadora do nosso território”, reforçando o papel fundamental das Instituições que participaram na iniciativa através da submissão de candidaturas dos mais diversos eixos. Helena Roseta, Coordenadora e mentora do programa, agradeceu rematando “vocês sonharam alto, obrigada!”.