Área de Ensino da Podologia da ESSCVP-Lisboa integra a Rede Europeia de Ensino da Podologia (ENPODHE)

 

A Universidade de Artevelde foi a anfitriã da Assembleia Geral e Congresso da ENPODHE - European Network of Podiatry in Higher Education, que reuniu presencialmente as Universidades de países como a Bélgica, Espanha, Malta, França, Finlândia, Reino Unido e Portugal. O Congresso ocorreu em formato híbrido, tendo reunido mais de mil participantes. Na Assembleia Geral, um dos pontos relevantes foi a eleição dos órgãos sociais para o próximo triénio. Em representação da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa estiveram o Professor João Martiniano (Diretor da área de ensino de Podologia) e a Professora Matilde Monteiro-Soares (Coordenadora da área de ensino de Podologia).

 

A Licenciatura em Podologia da ESSCVP-Lisboa encontra-se no seu terceiro ano de funcionamento e, no próximo ano letivo de 2022-2023, graduarão os primeiros alunos. Fruto do crescimento e evolução da Licenciatura em Podologia da ESSCVP-Lisboa, bem como da natural visibilidade junto de instituições internacionais, a ESSCVP-Lisboa passou a integrar como membro efetivo a ENPODHE.


A ENPODHE é uma organização que fornece um quadro organizacional que visa unir as instituições de ensino de Podologia na região europeia. Esta organização procura olhar para as diferenças no âmbito da prática de Podologia, sistemas de educação e formação na Europa, dentro e fora das fronteiras, para criar transparência e reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências no campo da Podologia.


O objetivo desta organização é reunir e melhorar a colaboração entre instituições de ensino Podologia, a fim de:

 

  • Fornecer um fórum para interação e troca de desenvolvimentos educacionais;
  • Promover a convergência dos programas educacionais de Podologia, estimulando o desenvolvimento de uma dimensão europeia nos currículos educativos de Podologia;
  • Facilitar a mobilidade de funcionários e alunos entre instituições de ensino de Podologia;
  • Incentivar e apoiar padrões de ensino de alta qualidade em Podologia de acordo com as recomendações da Fédération Internationale des Podologues (FIP);
  • Avançar o corpo de conhecimento da Podologia;
  • Incentivar o desenvolvimento da educação ao longo da vida em Podologia, incluindo o desenvolvimento de educação e programas conjuntos;
  • Facilitar projetos de pesquisa colaborativa entre instituições de ensino de Podologia;
  • Estabelecer e manter contactos e trocar informações com outros organismos, organizações nacionais e internacionais e com as autoridades europeias.

 

"É com muito orgulho e confiança num futuro promissor para a Podologia em Portugal e na Europa, mas também com um enorme sentido de responsabilidade, que integramos esta rede", referem o Professor João Martiniano e a Professora Matilde Monteiro-Soares.

ESSCVP Notícia