Regime Livre


Se não reúnes as condições exigidas para ingressar no Ensino Superior, poderás inscreve-te nas Unidades Curriculares dos nossos Cursos em Regime Livre.

 

As Unidades Curriculares serão creditadas assim que obtenhas condições de acesso ao Ensino Superior e ingresses na ESSCVP - Lisboa, até ao limite de 120 ECTS (Artº 46º A, publicado no Decreto lei nº 107/2008 de 25 de junho).

 

No entanto, de acordo com o esclarecimento emitido pela Direção Geral do Ensino Superior, num mesmo ciclo de estudos de uma instituição, a inscrição em regime de avaliação, independentemente da obtenção de aprovação, passa a estar subordinada a um limite máximo de 60 créditos acumulados (equivalente a 1 ano de curso de Licenciatura completo). 

Ou seja, mantém-se a possibilidade de creditação de unidades curriculares feitas em Regime Livre até 120 ECTS, mas só se forem obtidos em pelo menos dois cursos. A inscrição num curso em regime de avaliação, independentemente da obtenção de aprovação, obedece a um limite máximo de 60 ECTS (equivalente a 1 ano de curso de Licenciatura completo). 

 

 

 

INSCRIÇÃO

 

Prazos de inscrição: de 19 de julho até 31 de outubro de 2022, à excepção de inscrição em Unidade Curriculares nos Cursos de Licenciatura de Enfermagem e de Fisioterapia. Nestes casos a inscrição é realizada entre 3 e 31 de outubro de 2022.

 

Vagas: depende do número de matriculados em cada um dos Cursos de Licenciatura.

 

Valor: 220€

 

 

Documentação necessária:

 

Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte

Pré-requisitos grupo A

Fotografia tipo passe

Certificação de habitações

Requerimento ao Conselho de Direção (minuta)

 

 

Modo de inscrição:

 

Online AQUI

 

 

PROPINAS E EMOLUMENTOS

 

  • Ano Letivo 2021-22: Regime Livre (Regulamento de Propinas, Taxas e Emolumentos)
  • Ano Letivo 2022-23: Regime Livre (Regulamento de Propinas, Taxas e Emolumentos 2022-23)
  • Como calcular o valor da propina anual? O valor da propina varia consoante o ano, curso, e o valor de ECTS (crédito) da licenciatura em causa. Para aferir o valor da propina anual  consulta o valor definido para cada ECTS do ano e curso de licenciatura em que te interessa na Tabela de Propinas,Taxas e Emolumentos. Tendo em conta que um ano de licenciatura perfaz 60 ECTS, basta multiplicar o valor do ECTS por 60 (propina anual) e dividir por 12 (meses/prestações).

 

 

REGULAMENTO E EDITAIS

 

Regulamento de Regime Livre em vigor (Reg. Nº 487/2019)