Sono no Adulto e Idoso

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Determinados comportamentos praticados ao longo de anos consolidam hábitos que prejudicam significativamente o sono, levando a comorbilidades associadas a patologias do sono.

Os crescentes riscos psicossociais do trabalho associados aos hábitos de sono e as suas consequências no rendimento laboral, refletem cada vez mais o seu impacto ao nível das várias empresas. Os estudos referem que Portugal é um dos países da Europa em que a população trabalha mais horas por dia, mas por outro lado, das que tem um trabalho menos produtivo. O desempenho laboral e os fatores associados a este devem ser avaliados, para uma intervenção adequada e atempada.

Sendo um sono de qualidade e quantidade adequadas fundamental ao desempenho cognitivo e físico, torna-se relevante estudar o sono dos atletas de acordo com o tipo de desporto e nutrição, estratégias de maximização do desempenho desportivo e de recuperação desportiva, assim como, estratégias para minimizar os efeitos do jet lag nos atletas. Sabe-se que é durante o sono que há uma grande produção de hormonas fundamentais à regulação e regeneração da pessoa, sendo desta forma o desempenho físico significativamente influenciado pela qualidade do sono.

A informação sobre hábitos de sono saudáveis no adulto e idoso, a avaliação correta nesta população, encaminhamento e intervenção em determinadas patologias, são conhecimentos cada vez mais relevantes para a saúde da nossa população.





Coordenação do Curso

 

Duração e Horário

  • Início: 18 de março de 2022
  • Término: 3 de dezembro de 2022
  • Duração: 9 meses

 

Inscrições 

  • Inscrições antecipadas iniciam a 1 de dezembro de 2021 e terminam a 15 de dezembro de 2021;*
  • Adicione o planeamento ao seu calendário google AQUI;  
  • Inscrições iniciam a 16 de dezembro de 2021 e terminam a 13 de fevereiro de 2022;

*As inscrições antecipadas prevêm um desconto de 50% no valor de inscrição;

 

Destinatários

  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Treinadores
  • Atletas
  • Gestores
  • Interessados na temática (Bacharelato/Licenciatura)

 

Nº de participantes

  • Mínimo - 15;
  • Máximo - 25;

 

Creditação, Duração e Horário

  • 30 ECTS;
  •  200 horas de contacto;
  • Sexta-feira, entre as 17:00 e as 21:00 horas, sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas (8 horas)
  • Consulte o planeamento anual AQUI;
  • Formato: As aulas da Pós-Graduação serão online. Prevê-se que os momentos de avaliação sejam presenciais.

 

Valor

*50€ durante a fase de inscrições antecipadas;

 

Documentação necessária

 

Critérios de seriação

Ordem de inscrição, mediante o cumprimento dos critérios de base de inscrição no curso

 

Descontos

  • 10% para ex-alunos da ESSCVP-Lisboa, funcionários da Cruz Vermelha Portuguesa e colaboradores da ESSCVP - Lisboa (com colaboração igual ou superior a 3 anos);
  • A inscrição não está sujeita a descontos e os descontos não são cumulativos;
  • Para usufruir do desconto, o participante terá de contactar secretariaposgraduado@esscvp.eu;

 

Mais informações

  • Para mais informações contacte secretariaposgraduado@esscvp.eu;

 

Corpo Docente

Teresa Paiva

Médica, com as especialidades de Neurologia e Neurofisiologia. Tem a competência em Medicina do Sono desde 2013, assim como “European Somnologist” pela European Sleep Research Society. É diretora clínica do CENC, Centro do Medicina do Sono, desde 1983. Tem mais de 150 artigos científicos nacionais e internacionais, sendo ainda editora/co-editora de vários livros científicos. Recebeu 16 prémios e distinções entre os quais, 20 Mulheres na Ciência – 2015, pela Ciência Viva.

Tânia Gaspar

Agregada e Doutorada em Psicologia. Mestre em Saúde Pública. Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade Lusíada de Lisboa; Presidente do Aventura Social Associação. Diretora do Jornal Psicologia da Criança e do Adolescente. Membro do Conselho Científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Raquel Silva

Professora Universitária na área da Nutrição e Dietética e investigadora no Comprehensive. Health Research Centre - Group of Sleep, Chronobiology and Sleep Disorders. Pós-Doutorada em Neurociências. Supervisora na área da Nutrição e do Sono de atletas de alto rendimento desportivo em desportos coletivos e individuais.

Amélia Feliciano

Licenciada em Medicina. Assistente em Pneumologia. Coordenação da Unidade do Sono e do Serviço de Pneumologia (CENC - Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Clínica de Medicina do Sono, Lusíadas Saúde). Mestre em Medicina do Sono. Competência em Medicina do Sono. Doutorada em Medicina (Investigação Clínica). Título de Somnologista - Especialista em Medicina do Sono conferido pela European Sleep Research Society, Competence in Clinical Codification.

Ana Santa Clara

Médica. Psiquiatra. Mestre em Medicina do Sono. Competência em Medicina do Sono pela Ordem dos Médicos. Desde 2007 colabora com o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, onde realiza consultas do Sono e Psiquiatria. Iniciou a Consulta de Insónia na Clínica CUF Alvalade, da qual foi responsável. Atualmente integra a Unidade de Sono do Hospital CUF Descobertas.

Manuel Domingos

Doutorado em Neuropsicologia. Professor de Neuropsicologia e Biologia e Psicopatologia do Idoso, na Universidade Lusíada de Lisboa. Formador nas Áreas da Neuropsicologia de Intervenção, Neuropsicologia Pediátrica, Neuropsicologia Criminal, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Estudos da Consciência. Coordenador da Unidade de Neuropsicologia, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Lisboa.

Sofia Rebocho

Técnica de Cardiopneumologia. Coordenadora técnica do laboratório de sono no Centro de Sono.Expert Somnologist Technologists – European Sleep Research Society (ESRS) certification. Mestre em Ciências do Sono.

Margarida Gaspar de Matos

Licenciada em Psicologia. Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana e Investigadora Coordenadora no Instituto de Saúde Ambiental. Mestre em Psicologia da Educação e Doutorada em Reabilitação Especial e Educação. Tem mais de 600 artigos publicados em revistas científicas, assim como autoria de livros/capítulos.

Sandra Marques

Licenciada em Medicina. Especialista em Medicina Interna, com competência em Emergência Médica (2003). Título Europeu de Expert in Sleep Medicine pela European Sleep Research Society desde 2016. Especialista em Medicina Aeronáutica na Força Aérea Portuguesa de 2003 a 2009. Atualmente é a Diretora Clínica e Coordenadora da Consulta do Sono da Clínica Lusíadas Almada.

Ana Rita Peralta

Licenciada em Medicina – Neurologia. Desde 2007 que colabora nas Consultas de sono, epilepsia e laboratório de EEG e Sono do Serviço de Neurologia do Hospital Santa Maria. Mestre em Neurociências. Research Fellowship de Medicina do Sono na Stanford Sleep Disorders Clinic, Stanford University, California, USA. Título de Somnologist - Expert in Sleep Medicine, atribuído pela European Sleep Research Society.

Carla Bentes

Neurologista e Neurofisiologista. Responsável pelo Laboratório de EEG/Sono no Departamento de Neurociências e Saúde Mental, Serviço de Neurologia, Hospital de Santa Maria (CHLN). Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.