Licenciatura

Imagem Médica e Radioterapia

Com a união da tecnologia ao conhecimento humano, estas áreas são pioneiras no cuidado à saúde, contribuindo significativamente para o progresso da medicina.

Programa

O curso de Imagem Médica e Radioterapia (IMRT) resulta da conjugação de três áreas das tecnologias da saúde: a Radiologia, a Medicina Nuclear e a Radioterapia. Estas áreas desempenham um papel fundamental no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas patologias, sendo essenciais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

A Radiologia é a área tecnológica que permite a visualização interna do corpo humano, utilizando técnicas como raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia. Esses exames fornecem informações cruciais para o diagnóstico precoce de doenças, proporcionando tratamentos mais eficazes e aumentando as probabilidades de recuperação dos doentes.

A  Medicina Nuclear utiliza substâncias radioativas (radiofármacos) para obter informações sobre o funcionamento de órgãos e tecidos, auxiliando no diagnóstico de várias patologias, como as neoplasias, alterações cardíacas, endócrinos e também patologias do foro neurológico. É uma área fundamental na oncologia, uma vez que permite a realização do diagnóstico, estadiamento e avaliação da patologia para adaptar a terapêutica realizada.

A Radioterapia é uma modalidade terapêutica crítica que utiliza a radiação ionizante para tratar e controlar o crescimento de tumores malignos. São utilizados equipamentos de alta tecnologia, como aceleradores lineares e sistemas de planeamento de tratamento, que permitem a administração precisa de radiação no tecido afetado, minimizando o dano aos tecidos saudáveis circundantes. Dessa forma, a Radioterapia tornou-se uma opção cada vez mais eficaz no combate ao cancro. 

Por  trás de toda esta tecnologia e procedimentos, estão os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, i.e, técnicos superiores de  Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia, profissionais altamente treinados e especializados que desempenham um papel crucial na realização dos exames imagiológicos e de radioterapia, garantindo a obtenção de imagens de alta qualidade e segurança durante os procedimentos. Estes profissionais, trabalham em estreita colaboração com os médicos, contribuindo com informações essenciais para o diagnóstico preciso e o planeamento adequado do tratamento.

Na ESS CVP Lisboa, os estudantes podem contar com a melhor preparação técnica dado que, na Escola,  vão poder praticar com equipamento de imagem médica e radioterapia topo de gama e com equipamento de processamento de imagem de última geração. O estágio clínico inicia-se no 2.º ano de curso permitindo ao estudante iniciar desde cedo a aplicação de conhecimentos em locais de excelência, o que tem garantido a alta taxa de empregabilidade do curso da ESS CVP Lisboa.

Saídas Profissionais

Imagem Médica e Radioterapia em números

0

Vagas

0

Horas de estágio

0 %

Empregabilidade

Testemunhos

Download da brochura