• (+351) 213 616 790
  • secretarialicenciaturas@esscvp.eu | secretariaposgraduado@esscvp.eu

Supervisão Clínica para Enfermeiros

Supervisão Clínica para Enfermeiros

Picture1

NOVO CURSO.

O exercício de Enfermagem em Supervisão Clínica é determinante para assegurar um suporte efetivo e integral na relação supervisiva, garantindo a qualidade no processo de acompanhamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, para a construção crítico-reflexiva e consolidação da identidade profissional.

A alínea a) do n.º 4 do artigo 9.º do REPE prevê que os Enfermeiros, de acordo com as suas qualificações profissionais “organizam, coordenam, executam, supervisam e avaliam as intervenções de enfermagem aos três níveis de prevenção”, ainda o n.º 6 do artigo 9.º do referido Diploma estatui que “os Enfermeiros contribuem no exercício da sua actividade na área da gestão, investigação, docência, formação e assessoria, para a melhoria e evolução da prestação dos cuidados de enfermagem, nomeadamente: organizando, coordenado, executando, supervisado e avaliando a formação dos Enfermeiros” (alínea a), do n.º 6 da mesma norma legal).

A Ordem dos Enfermeiros (OE) através do Regulamento n.º 366/2018: Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, publicado em DR, 2ª série-N.º 113 de 14 de junho de 2018 define:

  1. a) O perfil do Enfermeiro com Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica que integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro de cuidados gerais, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício.
  2. b) O perfil do Enfermeiro com Competência Acrescida Avançada em Supervisão Clínica integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro com competência acrescida diferenciada em Supervisão Clínica e as competências do Enfermeiro Especialista, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício.

Assim, este Curso vai desenvolver-se tendo em conta as linhas orientadoras da OE abrangendo os seguintes domínios de competência:

  1. a) Prática Profissional, Ética e Legal;
  2. b) Exercício da Supervisão Clínica;
  3. c) Transição Socioprofissional Segura.

 

INFORMAÇÕES


Candidaturas: de 10 de Dezembro de 2018 a 8 de Fevereiro de 2019
Publicação dos resultados da seriação: 14 de Fevereiro de 2019
Formalização da inscrição: 18 a 20 de Fevereiro de 2019


Inicio Previsto:
27 de Fevereiro de 2019

Destinatários
Enfermeiros

Horário e Regime de frequência
Semanal | 4ª e 5ª feira, das 17 às 21h
Regime Presencial – assiduidade de 85% em cada módulo

Número de participantes
Mínimo – 12; Máximo – 25

Seriação dos Candidatos
Os candidatos serão seriados de acordo com os Critérios de Seriação previamente estabelecidos. Os resultados da seriação serão publicados ate ao final do dia 14 de Fevereiros de 2019, no Sitio da ESSCVP em Resultados de Candidaturas

Custo:
100 euros de candidatura
1050 Euros de propina (faseado em 6 mensalidades de 175 euros.
A 1ª mensalidade é paga no ato da formalização da inscrição. As restantes mensalidades são pagas até ao dia 10, entre Março e Julho de 2019.

 

Documentação exigida e instruções para a Candidatura:
Durante a candidatura on-line ser-lhe-á solicitada a cópia digitalizada do Cartão da Ordem dos Enfermeiros.

Após ter realizado a candidatura no Portal, será contactado via e-mail pela Secretaria de Ensino PósGraduado, que irá requisitar:
– preenchimento e envio de uma ficha de seriação;
– envio de digitalização de todos os documento que comprovem a informação preenchida.

Estes documentos serão necessários para validação da informação e seriação dos candidatos.

Os originais desses documentos terão de ser apresentados presencialmente na Secretaria de Ensino Posgraduado da ESSCVP, no ato da inscrição.

 

Candidatura Online

Download (PDF, 269KB)

 

*Desconto de 10% na propina aplicável a inscrições efectuadas por ex-estudantes da ESSCVPe  funcionários ou voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, que o sejam há mais de 1 ano e com atividade de voluntariado relevante, devidamente comprovada através de declaração do Presidente da respetiva Delegação. O desconto será aplicado mensalmente e após entrega do comprovativo respetivo na secretaria da ESSCVP.