Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos

Pós-Graduação

Missões Humanitárias, Catástrofes e Conflitos

Preparar profissionais de diferentes áreas, que possam ser recrutadas para intervir em missões humanitárias ou situações de catástrofe/conflito.

Programa

A globalização e o crescimento populacional, associado a um aumento de riscos e vulnerabilidades de origem natural, política e social para a Humanidade, exigem ações concertadas e devidamente organizadas para minimizar perdas de vida e danos materiais.

A Cruz Vermelha, pela sua longa experiência e presença global em qualquer teatro de operações, sejam catástrofes naturais, conflitos militares ou crises humanitárias, assume um papel de extrema relevância na resposta a estes desafios. A preparação de equipa multidisciplinares, versáteis e flexíveis, com formação adequada para poderem ser projetadas no âmbito Nacional e Internacional, constitui um desafio, que à data não é correspondido com estruturas formativas adequadas e específicas.

Por tudo isto considera-se imperativo que se crie uma formação cuja relevância decorre do contexto atual a nível global, enquadrando-se no âmbito daquilo que é a intervenção da Cruz Vermelha Portuguesa. Realça-se ainda o facto de haver um número muito reduzido de formações similares, podendo a Cruz Vermelha, pela sua idoneidade e funções mundialmente reconhecidas, ser o elemento agregador em torno do qual se podem juntar outras organizações que intervêm nestas áreas, valorizando a formação, e desta forma capacitar o País com profissionais altamente qualificados e operacionais. 

Tendo em conta a diversidade de formações académicas dos candidatos à PG, constatou-se a necessidade de dotar os estudantes de competências necessárias para a execução dos procedimentos de emergência, através de técnicas de suporte básico de vida. Assim, no sentido de realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória, considera-se fundamental a certificação nesta área.

Fatores que destacam o curso

Exercício final de simulação de cenário real

Certificação em Suporte Básico de Vida - DAE

Corpo docente com experiência multidisciplinar e internacional

Objetivos

Destinatários

Apoios

Formação abrangida pelo Protocolo Santander e ESS CVP Lisboa com condições especiais no acesso à Solução Formação Santander.

 

santander_logo

Testemunhos

"O simulacro no âmbito desta PG foi fantástico, dinâmico e eficaz... conseguiu-se perceber que todos os presentes conseguiram emergir e trabalhar em equipa como se fosse uma situação realmente verdadeira. A sessão foi muito interessante, leva-nos a analisar a nossa maneira de pensar e agir perante as situações, sobre nós e dos que nos rodeiam e descobrir pontos onde podemos sempre melhorar. Foi extremamente positivo vivenciar algo que irei levar para sempre na memória e saber que de alguma forma na vida me será verdadeiramente útil. Um obrigada a todos."
Sheila Carvalho
Participante da 3ª edição
"Foi um gosto conhecer os princípios basilares, modo de actuação da Cruz Vermelha, dos meios de socorro e protecção civil a nível nacional e internacional, a preparação psicológica para as missões e para o regresso. O planeamento, a comunicação, o socorro, a segurança, as doenças emergentes e a saúde pública em cenário de catástrofe, bem como as ciências forenses não foram descurados dos conteúdos programáticos. Tudo isto culminou, eu diria de forma apoteótica, num fim de semana com um simulacro e um planeamento de missão em tempo real onde ficou bem patente a importância e a mais valia de ter um Corpo Docente competente e experimentado nas matérias lecionadas. Quem pretender ir para o terreno, com mais competências e bem preparado, esta Pós- Graduação é fundamental. Quem pretender fazer turismo humanitário ou ter um conhecimento desfasado da realidade esta Pós-Graduação não é de todo uma opção. Pela minha parte gostei e recomendo! Obrigado ESS da Cruz Vermelha e respectivo Corpo Docente.”
João Paulo Pedrosa
Participante da 6.ª edição