Osteopatia Materno-Infantil

Pós-Graduação

Osteopatia Materno-Infantil

Dotar os osteopatas com competências de diagnóstico e tratamento de disfunções somáticas em grávidas e bebés até ao primeiro ano de vida.

Programa

A formação contínua é essencial para o desenvolvimento técnico-científico de todos os profissionais de saúde, no caso dos osteopatas, esta necessidade torna-se ainda mais premente, porque a formação de base nesta área, só há poucos anos foi normalizada.

A Osteopatia materno-infantil, dedica-se ao diagnóstico e tratamento de disfunções específicas desta população – grávidas e bebés até 1 ano. É, por isto, essencial que os profissionais sejam detentores de competências técnicas e científicas específicas e adequadas, de forma a garantir um cuidado eficaz e seguro.

A crescente procura por osteopatas com estas competências específicas tem crescido no plano nacional, havendo cada vez mais pais a procurar acompanhamento osteopático para os seus bebés. Além disso, também durante o período da gravidez, as futuras mães frequentam, cada vez mais, consultas de osteopatia para diagnóstico e tratamento de disfunções associadas a esta fase da sua vida. Assim, é essencial que os osteopatas tenham formação adequada, rigorosa e de qualidade, ministrada por docentes competentes e experientes nesta área de atuação.

A importância da integração da osteopatia em contextos multidisciplinares, sobretudo no cuidado de grávidas e bebés, implica que os osteopatas tenham competências de diagnóstico diferencial, e por isso mesmo, este curso conta com docentes de outras áreas, nomeadamente médicos ginecologistas/obstetras, médicos pediatras, enfermeiros e psicólogos. Desta forma, o osteopata poderá estabelecer diagnósticos diferenciais e encaminhar os doentes sempre que seja necessário para a resolução do seu caso clínico, contribuindo para uma prática clínica mais segura.

Fatores que destacam o curso

Estágio integrado

Parceria com a Ajuda de Mãe

Participação do Professor Marco Mastrillo - uma referência na área

Objetivos

O objetivo geral deste curso é dotar os osteopatas com competências de diagnóstico e tratamento de disfunções somáticas em grávidas e bebés até ao primeiro ano de vida. Como objetivos específicos, pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de: 

Destinatários