• (+351) 213 616 790
  • secretaria@esscvp.eu

Licenciaturas

O processo de candidatura às Licenciaturas na ESSCVP é realizada presencialmente na secretaria da ESSCVP ou On-line, mediante preenchimento de um formulário de candidatura, dependendo do regime/concurso de acesso e ingresso no Ensino Superior.

Para saber as datas e documentação necessária à candidatura, deverá consultar a página e o Edital referente ao regime ou concurso de acesso que pretende utilizar para ingressar na ESSCVP.

Caso não cumpra alguma das exigências legais para ingressar no Ensino Superior através de qualquer um dos Regimes ou Concursos especiais de acesso e ingresso, poderá frequentar as nossas Licenciaturas até reunir as condições legalmente estabelecidas para aceder ao Ensino Superior e ver creditados até 120 ECTS, quando o fizer. Se estiver nestas condições, consulte Regime Livre.

 

CONCURSOS E REGIMES DE ACESSO/INGRESSO NAS LICENCIATURAS (Descarregar PDF)

Regime Geral de acesso
Regime de acesso indicado para os estudantes que sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior (12º ano de escolaridade), que tenham realizado as provas de ingresso exigidas com aproveitamento e satisfaçam os pré-requisitos (Grupo A). A candidatura através deste concurso realiza-se de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Concurso Especial para titulares das Provas para Maiores de 23 anos
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que, cumulativamente, sejam maiores de 23 anos e não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior. Podem concorrer candidatos que tenham realizado a prova de Biologia noutras Instituições de Ensino Superior. A candidatura através deste concurso realiza-se nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que sejam titulares do grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor e que, cumulativamente, satisfaçam os pré-requisitos (Grupo A). A candidatura através deste concurso realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Concurso Especial para Estudantes Internacionais
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que não possuam nacionalidade portuguesa, excetuando-se as situações previstas na Lei, e que sejam, cumulativamente, titulares de qualificação que dê acesso ao ensino superior ou de diploma do ensino secundário português ou habilitação legalmente equivalente. A candidatura através destes regimes realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Regime de Mudança de Par Instituição/Curso
Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo haver ou não interrupção dos e​studos. A candidatura através deste regime realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Regimes de Reingresso
Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos na ESSCVP, pretende matricular-se na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido. A candidatura através deste regimes realiza-se anualmente, nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.

Concurso Especial para titulares de Diploma de Especialização Tecnológica ou de Técnico Superior Profissional
Concurso especial de acesso ao ensino superior que abrange os estudantes que sejam titulares de Diploma de Especialização Tecnológica ou de Técnico Superior Profissional e, cumulativamente, sejam titulares da prova de ingresso de Biologia. A candidatura através deste concurso realiza-se nos termos do Regulamento em vigor e de acordo com os prazos estabelecidos em Edital próprio.